Ministério da Saúde envia pedido de autorização à Anvisa para autoteste de Covid-19

Diagnóstico terá que ser confirmado por um profissional de saúde

Por Redação
13/01/2022 às 20h45
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quinta-feira (13), um pedido de autorização do uso de autoteste para Covid-19 no país.

Se der positivo, a pasta indica que o farmacêutico recomende o isolamento imediato e a avaliação das pessoas que habitam a casa ao lado do infectado. Além disso, elas devem ser testadas e isoladas. As informações são da CNN Brasil.

A pessoa infectada pela Covid-19 também terá que procurar uma unidade de saúde para que um profissional realize a confirmação do diagnóstico, faça as devidas orientações e notifique as autoridades. 

Regras atuais da Anvisa indicam que o registro de autoteste de doenças como a Covid-19 só pode ser feito se houver uma política de saúde pública e estratégias estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Atualmente, são permitidos no Brasil autotestes de diabetes, de HIV e de gravidez.

A agência reguladora informa que vários aspectos devem ser considerados, tais como a orientação quanto ao uso dos exames pela população, medidas de segurança, a observação de limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais do local que será utilizado e intervalo de leitura.

"Deve-se levar em consideração também o impacto relacionado a possíveis erros de execução de ensaios, que, além de repercutir na qualidade de vida dos usuários, podem afetar os programas de saúde pública", informou a Anvisa em nota.