Chegada da Ômicron na China pode resultar em crise global

Não se sabe como o país fará para manter a tolerância zero de casos e, ao mesmo tempo, dar seguimento à recuperação econômica

Por Redação
14/01/2022 às 23h30
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Economistas do banco HSBC estão em alerta para o caso de a variante Ômicron ganhar terreno na China, o que pode resultar em uma crise econômica global. Na avaliação dos especialistas, surtos de Covid-19 nas províncias de Henan e Guangdong já podem afetar a produção de eletrônicos e impactar na oferta de Iphones e outros smartphones no mercado.

O país onde o vírus se originou mantém a estratégia de buscar zerar os casos do novo coronavírus em seu território. Com isso, monitora casos isolados, realiza testagens em massa e confina até cidades inteiras se necessário. Com isso, afeta o escoamento de bens nas cadeias globais.

Com o maior risco de transmissibilidade da nova cepa, não se sabe como a China fará para manter a tolerância zero de casos no país e, ao mesmo tempo, dar seguimento à recuperação econômica.

"Muitos produtos nas cadeias de suprimentos vêm de fora da China", disse Deborah Elms, diretora-executiva do Asian Trade Centre. "Dados os desafios em outros lugares, mesmo a política de Covid 0 não resolve todos os problemas de interrupção", complementou.

"Nós já estamos vendo companhias mitigando o risco, vendo onde podem aumentar capacidades de produção de diferentes produtos em diferentes fábricas para contornar o problema", complementou.