Bruno Reis anuncia que vacinação de crianças de 5 a 11 anos deve começar nesta sexta-feira

Para receber a dose pediátrica, é necessário termo de autorização

Por Redação
13/01/2022 às 13h19
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou nesta quinta-feira (13) que a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos deve começar na tarde desta sexta-feira (14), em Salvador. A capital baiana recebeu 16 mil doses neste primeiro lote da vacina da Pfizer, que chegará à Bahia na madrugada desta sexta.

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia, o prefeito falou que a vacinação começará por crianças com deficiência.

"A previsão é amanhã [sexta, 14] à tarde iniciar a vacinação pelas organizações sociais que trabalham com crianças com deficiência, e no sábado [15] vamos abrir para todas as crianças com 11 anos. Infelizmente, só estão chegando 16 mil doses e temos um universo de poucos mais de 20 mil crianças com 11 anos em Salvador", relatou.

Segundo Bruno, na medida em que forem chegando mais doses, a vacinação seguirá a estratégia em ordem decrescente - das idades maiores para as menores.

Para vacinar será necessário de um autorização expressa dos responsáveis. "Foi uma orientação do Ministério [ daSaúde]. Essa orientação está disponível quando se faz o recadastramento e pode ser preenchida de próprio punho. Infelizmente, é uma exigência a mais que acaba impactando nas filas", completou.

O prefeito destacou que, para acelerar o processo, a autorização deve ser levada já preenchida pelo responsável legal.

"Só um responsável legal precisa assinar. É uma exigência que vamos cumprir, mas nosso objetivo é facilitar. Caso a criança vá com algum parente, é importante levar essa declaração que pode ser do [próprio] punho do pai (ou responsável). Há declarações disponíveis nas nossas redes, a pessoa pode imprimir e só assinar", finalizou.