Uneb empossa Adriana Marmori e Dayse Lago como reitora e vice-reitora

Pela primeira vez em 38 anos de história, a instituição tem mulheres eleitas pela comunidade acadêmica para funções de liderança em gestão

Por Redação
06/01/2022 às 22h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em evento reservado, na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi realizada, na quarta-feira (5), a solenidade de posse das professoras Adriana dos Santos Marmori Lima (reitora) e Dayse Lago de Miranda (vice-reitora), para a gestão no quadriênio 2022-2025.

É a primeira vez, em 38 anos de história, que a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) tem mulheres eleitas pela comunidade acadêmica e empossadas, simultaneamente, para os cargos de reitora e vice-reitora.

Presidida pelo secretário Jerônimo Rodrigues (SEC-BA), a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Uneb, no YouTube, e prestigiada por membros da nova Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU), parlamentares e lideranças políticas.

A professora Adriana Marmori ressaltou que o sentimento de felicidade não deveria transbordar em grandes comemorações, sobretudo pela situação de calamidade pública na Bahia, em razão das fortes chuvas, e pelas crises de saúde pública, política e institucional do país.

"Em nome da Uneb, hoje posso falar por ela, nos solidarizamos com as famílias que sofrem. A universidade vem movendo fios e mais fios de esperança, vem construindo enfrentamentos e acreditando que, uma vez entrelaçados, poderão construir uma grande teia para a sustentação e a reconstrução da cidadania e da democracia do Brasil", destacou a reitora.

Adriana ainda reafirmou o compromisso de campanha de "cuidar da Uneb e das pessoas que dela participam", dando à instituição caráter humanista e participativo, para uma gestão descentralizada, democrática, transparente, com probidade na execução financeira e prestação de contas à comunidade acadêmica e aos órgãos reguladores.

Vice-reitora eleita da Uneb, a professora Dayse Lago ressaltou que um dos desafios mais complexos é o de criar condições para que seja implementada a descentralização da própria gestão.

"É uma questão complexa, não resta dúvida. Mas se queremos consolidar uma universidade verdadeiramente democrática e transparente, devemos enfrentá-la com o apoio imprescindível de nossa comunidade acadêmica", defendeu.

Para professora Dayse, outra prioridade é a continuidade e o fortalecimento das frentes de apoio socioemocional, para acolhimento de discentes, docentes e servidores técnico-administrativos.

"Na condição de vice-reitora, me comprometo com a comunidade baiana de ser uma porta-voz incansável na defesa por uma universidade que possa desenvolver as suas atividades de forma plena e possa cumprir com o seu papel no processo para a transformação da sociedade", finalizou.

 

Reconhecimento e parceria

Ao parabenizar as novas gestoras e a equipe, o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, estendeu os agradecimentos à comunidade acadêmica da universidade, pelo protagonismo no processo democrático vivenciado pela instituição nas últimas eleições, integralmente realizadas por mediação tecnológica.

"Quero parabenizá-las, e agradecer pelo compromisso firmado na última reunião que tivemos, de retornar para a gente poder dialogar. Queremos muito que o programa que vocês apresentaram possa ser fortalecido dentro da nossa parceria. Na condição de membros de um estado que defende a universidade pública, vamos ajudar a fortalecê-la ainda mais", destacou o secretário.

O professor José Bites de Carvalho, reitor da UNEB entre os anos de 2014 e 2021, também celebrou a possibilidade de ampla discussão dos projetos para a universidade durante o período eleitoral e avaliou que o melhor foi escolhido.

"O projeto de vocês demonstrou que pode, de forma competente, com compromisso, superar as diversas dificuldades que, efetivamente, estamos enfrentando. Esse é o projeto de duas professoras do interior da Bahia, que têm toda a sua vida articulada com a UNEB", afirmou o ex-gestor.

Professor Bites reforçou que a representatividade das trajetórias das gestoras eleitas realça essa política institucional, e sinaliza para um cenário em que a universidade continuará sendo inclusiva e estará em todos os cantos da Bahia, criando oportunidades para todos.