Nelson Leal fala sobre reconstrução das cidades afetadas pela chuva e geração de empregos

Secretário de Desenvolvimento Econômico aponta desafios e dificuldades neste início de 2022

Por Jones Araújo e Osvaldo Lyra
06/01/2022 às 20h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/AL-BA
Foto: Divulgação/AL-BA

Apesar da  Bahia estar bem colocada no cenário nacional, em relação a investimentos na saúde, educação e agricultura familiar, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal , o ano de 2022 se inicia para o estado com desafios e dificuldades, como diz o titular da pasta.  

"Nós vamos iniciar um ano difícil em função das chuvas que praticamente destruíram quase 70 cidades no estado. Um desafio muito grande", afirma.

De acordo com ele, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) tem sido muito sensível nesse caso, "[ele] foi para a região, encarou os problemas e tenho certeza absoluta que em parceria com as prefeituras e várias pessoas que estão nos dando as mãos, nós vamos conseguir reconstruir o mais rápido possível essas cidades e voltar a ter a vida cotidiana, sobretudo, para aquelas pessoas que perderam suas casas, comércio e todo o seu dia a dia", disse. 

Por outro lado, outro vilão que o estado enfrenta é a geração de emprego e renda, que  tem sido um dos grandes gargalos da Bahia, ao longo de muitos anos, o secretário diz que uma das soluções é descentralizar a industrialização.

"Nós temos feito isso nos últimos anos, estamos procurando levar empresas de porte para as várias regiões do estado da Bahia. Estamos avançando muito na produção de energias renováveis. A gente tem avançado muito na geração de emprego e atração de empresas para o estado. Tenho certeza que a cada dia que passe, a saúde financeira da Bahia cresce mais", finaliza.