AL-BA concede Medalha 2 de Julho a João Fernandes da Cunha

Iniciativa foi do deputado Luciano Simões Filho (DEM/UB)

Por Yuri Abreu
05/01/2022 às 08h31
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O professor João Fernandes da Cunha será agraciado, em memória, com a Medalha 2 de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

A iniciativa em prol do intelectual baiano - falecido em 2006 - é fruto do projeto assinado pelo deputado Luciano Simões Filho (DEM/UB). 

De acordo com o presidente da Fundação que leva o nome de João Fernandes da Cunha, o médico Silvoney Sales, a solenidade para a entrega poderá ocorrer em 21 de maio próximo na instituição, localizada na Praça do Campo Grande.

A data é significativa: 30 anos da Fundação JFC e nascimento do seu instituidor (ocorrida em 1921).

Histórico

Durante toda a sua vida, João Fernandes da Cunha decidiu investir na cultura como forma de ajudar a promover o ser humano a alcançar os seus objetivos. 

Aos 19 anos, deixou a Fazenda Tapera, no Vale do Rio Salitre, município de Juazeiro, onde nasceu, e mudou-se para Salvador em busca de suas realizações.

Dedicado ao conhecimento, conquistou graduações de nível superior nos cursos de Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia, Jornalismo e Comunicação, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, e Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA.

Além de todas as contribuições nas instituições bancárias e de ensino, em 1992, criou a Fundação JFC, uma instituição sem fins lucrativos voltada para o crescimento educativo de jovens economicamente vulneráveis.

O local visa realizar projetos dedicados ao autodesenvolvimento do ser humano, mediante a educação, ampliando e aperfeiçoando o nível de aprendizagem, informação e conhecimento cultural.