"A carteira de trabalho será uma peça de museu em breve", diz consultor de carreiras

Fábio Rocha é diretor-executivo da Damicos Consultoria

Por Bernardo Rêgo
03/01/2022 às 07h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A busca por uma colocação no mercado tem sido algo corriqueiro nos últimos dois anos em virtude de uma forte recessão vivida pela economia brasileira, mas também por conta da pandemia do novo coronavírus que fechou muitos postos de trabalho.

O podcast do Portal M! convidou o diretor-executivo da Damicos Consultoria e especialista em carreiras, Fábio Rocha, para falar sobre o tema e dar dicas de como conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Ele salientou que é preciso agir e além de tudo ter consciência do valor de cada um no mercado de trabalho.

"É preciso haver movimento e ação para ir em busca de um emprego, mas também ter clareza do valor de mercado que temos, ou seja, quanto vale o nosso passe e a partir daí buscar uma nova oportunidade", pontou.

Fábio Rocha ainda disse que a carteira de trabalho será uma peça em desuso um pouco tempo. "Nós observamos uma taxa de 21,3% de desempregados na Bahia no primeiro trimestre de 2021, que é muito alta. No Brasil, essa taxa caiu um pouco e bateu 12,6% no terceiro trimestre desse ano. Aliado a isso, vemos uma crescente no número de prestadores de serviços, ou seja, a criação de pessoas jurídicas o que demonstra que a carteira de trabalho será um peça de museu em um futuro breve", salientou. Ele acrescentou ainda que apenas 10,2 % da população do Brasil trabalha seguindo o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Confira o podcast completo: