Vixe!!! Cresce a pressão pela definição do candidato do governo. O impasse do Plano de Cultura e as alternativas para o Carnaval

Toda quarta temos novidades da política, do empresariado e da cultura pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
15/12/2021 às 08h41
  • Compartilhe
Foto: Arte: Haron Ribeiro
Foto: Arte: Haron Ribeiro

Queimou a largada 

Para o vice-governador João Leão (PP), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), queimou a largada ao lançar, no dia 2 de dezembro, a pré-candidatura ao Governo do Estado. O "bonitão" disse à coluna que o ex-prefeito se precipitou ao se colocar como candidato sem ter nenhum indicativo de chapa. "Não é hora de lançamento de pré-candidatura. É hora de sentar, discutir e conversar. Ele se lançou sozinho. Eu, por exemplo, quando for me lançar, vou fazer com chapa completa", disse Leão, sugerindo que não abrirá mão da majoritária ano que vem, mesmo com o indicativo de o governo de apoiar o senador Jaques Wagner (PT). 

João Leão 

Cresce a expectativa no PP

No ninho progressista, cresce a expectativa para que Leão ocupe a vaga de governador no próximo ano e se viabilize como o candidato ao governo. Segundo o próprio "bonitão", há um clima de arrumação na Governadoria: "As coisas estão se acertando e caminhando. Agora, a política, como dizia Luiz Viana Filho, é igual a uma nuvem: em determinado momento está de uma maneira, de repente está de outra. A política é isso". A conferir. 


Orlando Palhinha

Fim dos 180 dias de resistência? 

Depois de acordos quebrados e adiamentos computados, a votação do Plano Municipal de Cultura (PMC) de Salvador, que tramita na Câmara Municipal desde junho, portanto, há 180 dias, deve ser votado nesta quarta-feira (15), no Legislativo soteropolitano. Informações vindas da Praça Thomé de Souza dão conta de que a matéria será aprovada, apesar de ter encontrado resistência de parte da bancada conservadora por conta do termo Cultura LGBTQIA+. Na última sessão, por exemplo, o vereador Orlando Palhinha, que também é evangélico, garantiu ao relator do projeto, o vereador Sílvio Humberto (PSB), que votaria favorável à matéria.  

Silvio Humberto

O que diz o Plano?  

Construído conjuntamente pelo poder público e sociedade civil, através do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e da Comissão de Articulação para Elaboração do Plano Municipal de Cultura, o plano é um instrumento de planejamento e execução de políticas públicas de cultura por um período de dez anos, com diretrizes, objetivos, metas, ações e prazos de execução. A votação da matéria, relatada pelo vereador Silvio Humberto, está prevista para hoje, às 9h30, em sessão extraordinária. 

Vereadores debatem o Plano de Cultura

Famoso 'fogo amigo'

Se o Plano Municipal de Cultura não for aprovado, significa que a base governista na Câmara Municipal de Salvador estará votando contra o próprio projeto do Executivo Municipal, no chamado "fogo amigo". Isso não pegaria nada bem, ainda mais que teremos eleições em 2022. 


                                                                                            ACM Neto

Cresce a pressão por definição de candidato

Apesar da fala do vice-governador João Leão, após o estrondoso lançamento da candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, ao governo do estado, pelo DEM-União Brasil, apoiadores do PT e do governador Rui Costa passaram a pressionar a articulação política do gestor estadual para que aconteça uma definição sobre o nome que irá encabeçar a chapa pelo grupo. Os partidos da base querem que uma definição aconteça até o dia 15 de janeiro, para que possam se organizar e colocar as respectivas militâncias nas ruas. 

                                                                                    Jaques Wagner

A briga não pode ser interna

Entre parlamentares que compõem partidos da base, o sentimento é que o PP, o PT e o PSD não podem tencionar a relação para definir quem irá encabeçar a chapa e quais serão os outros atores da majoritária. O entendimento no grupo é que a campanha será muito dura e que exigirá o esforço de todos para combater os adversários políticos. "A briga não pode ser interna. Tem que ser pra fora", como disse ontem um petista ouvido pela coluna, ao reforçar a importância uma definição acontecer até meados de janeiro. "Até porque, todos sabem que somos imbatíveis se mantivermos a unidade", vociferou, ao defender o nome do senador Jaques Wagner.

 

                                                                                        João Roma

O fator João Roma

Entre políticos da base de Rui Costa, o sentimento é que a eventual candidatura do ministro João Roma poderá levar a disputa na Bahia para o segundo turno. Os governistas entendem que o titular da Cidadania conseguirá falar para o público bolsonarista do estado, caso o presidente da República entre na campanha e auxilie o aliado. "A expectativa é que Roma tenha de 10% a 15% do eleitorado e que leve a disputa para o segundo turno", como projetou um  aliado do governo. Na verdade, a candidatura do ministro não agrada nada o ex-aliado por retirar votos do seu candidato, já que dialogam com a mesma fatia do eleitorado. 

As baixas na base de Neto

Os aliados de Rui e Jaques Wagner dizem que a fragilidade da candidatura de ACM Neto se acentua mais ainda ao analisar a baixa que ele terá com a saída do Partido Liberal e do Republicanos da sua base aliada. São duas baixas que serão sentidas ao longo da campanha. Os governistas cogitam ainda a mudança do MDB para a candidatura de Wagner. Eles dizem que o partido, liderado por Lúcio Vieira Lima, deverá mudar de lado e marchar com os antigos aliados do PT. A conferir.

 

Deputada Talita Oliveira 

Clube dos bolsonaristas na AL-BA

Falar com quem não quer ouvir é a mesma coisa de dar remédio a defunto. Não adianta. Esse ditado popular poderia ser facilmente adaptado aos bolsonaristas quando o assunto é vacina contra a Covid-19 e o uso de máscara. Em audiência pública ontem (14), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada Talita Oliveira (PSL) fez audiência contra a obrigatoriedade da vacinação e o uso de máscara por parlamentares. "Não somos contra a vacinação. O cidadão é livre para decidir. Não é papel do Estado obrigar", disse em alto e bom som a deputada bolsonarista. 

Adolfo Menezes 

Acreditamos na ciência 

Mesmo não estando presente na audiência pública, o presidente da Assembléia, deputado Adolfo Menezes (PSD), usou a tribuna para rebater as falácias dos bolsonaristas. "Aqui na Casa, nós acreditamos na ciência e os protocolos serão obedecidos", afirmou. 


                                                                                     Dra Raíssa Soares

Confraria completa 

Além de Talita e Alden, também estiveram presentes os deputados Tiago Correia (PSDB), Robinho (PP), José de Arimateia (PRB) e Jurailton Santos (PRB). O vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM), também participou, juntamente com a ex-secretária da Saúde de Porto Seguro, Dra. Raíssa Soares. Todos em um só coro falaram contra a vacina, que já teve a primeira dose aplicada em mais de 10 milhões de pessoas.

 



Ambev em cima do muro sobre a folia

O Camarote Skol, que leva o nome da cerveja patrocinadora do Carnaval de Salvador, está confirmado com atrações como Wesley Safadão, Durval Lélys, Claudia Leitte, Harmonia do Samba, Raí Saia Rodada, Dennis DJ, Tuca e Menos É Mais, mesmo que a festa de rua não aconteça no ano que vem. Já a Ambev, que desempenhou um papel importante no enfrentamento e combate à pandemia em todo o país, com doções de máscaras, álcool em gel, caixas térmicas, construção de leitos, não se posiciona sobre a realização ou não da folia de Salvador, pois entende que o momento não é o ideal. E aí? Será que alguma cervejaria toparia apoiar abertamente a realização da folia diante da ameaça da nova variante?

 

Bell Marques 

Bell sem bloco na rua

Ao passo que tudo caminha para o cancelamento do Carnaval de 2022, o cantor Bell Marques já anunciou que não vai botar os seus blocos na rua. Sem citar a pandemia e as mortes por Covid-19, Bell colocou a "culpa" da suspensão dos desfiles na indefinição e falta de prazo pra organizar a folia.

Para onde vai?

O Camarote Salvador foi outro que saiu na frente e já anunciou que vai manter sua programação fora do circuito. Sem a batida de martelo do governador sobre a realização do Carnaval, parece que todos vão mesmo optar por eventos indoor.  Há quem diga que o Camarote Salvador esteja negociando com a Arena Fonte Nova ou com o Centro de Convenções de Salvador.