Música sempre: o hard e o heavy metal sabem ser românticos  

Bandas que se consagraram no período áureo do rock, como Scorpions e Whitesnack, conseguem surpreender o público de várias gerações

Por Adilson Fonseca
04/12/2021 às 17h44
  • Compartilhe
Foto: Scorpions\Reprodução
Foto: Scorpions\Reprodução

Se você ainda é daquelas pessoas que pensam que o rock and roll só tem pauleira, que seus integrantes não sabem fazer música, mas apenas barulhos desconexos com suas guitarras, baixos, teclados e bateria, e por isso mesmo suas canções não são para serem ouvidas, é porque ainda não ouviu Still loving you - 1984", do Scorpions. Ou "Love hurts - 1974", de Nazareth, ou ainda "Is this Love - 1987", do Whitesnack.

Com acordes melódicos, mas não sem os efeitos provocados pelos riffs das guitarras, essas músicas mostram uma outra face do heavy metal, sem perder as características da sua essência de estilo e gêneros musicais.

Bandas que se consagraram no período áureo do rock, no final dos anos 60 e início dos anos 70 até o final da década de 80, muitas das quais até hoje em atividade, conseguem surpreender o público de várias gerações. Suas melodias quebram paradigmas e estereótipos, ao mostrar que o rock and roll, nas suas vertentes hard e heavy, tem espaços para o sentimentalismo. 

Whitesnake, banda de hard rock britânica formada em 1978, por David Coverdale, se consagrou no heavy metal romântico com a música "Is this love". Lançada em 1987, a música foi escrita pelo próprio David Coverdale, vocalista da banda, e pelo guitarrista John Sykes, e chegou a ocupar a 87ª posição das 100 grandes canções de amor (Greatest Love Song) e a 10ª posição das maiores baladas (Greatest Power Ballads) na lista da VHI. Num estilo meio blues rock, ela embalou muitos pares românticos mundo afora. E ainda faz até hoje.

Em 1984 o heavy metal também surpreendeu o mundo com a música "Still loving you", da banda alemã Scorpions. A música, ao contrário do que se imaginou, não era uma homenagem à reunificação das duas Alemanha, no final da década de 80, mas na verdade fala das lutas para se reconquistar um amor.

É ícone da banda e da chamada "power ballad", tendo alcançado o top 10 na Europa e recebeu o certificado de platina, com o álbum "Love at First Sting", tendo vendido quase dois milhões de cópias. No Brasil a música fez sucesso na trilha sonora da telenovela da Rede Globo "Corpo a corpo" e foi um dos destaques na primeira edição do Rock in Rio, de 1985.

Um dos maiores símbolos desse romantismo do heavy metal é a música "Love Hurt", que virou a marca da banda escocesa, Nazareth.  O Reino Unido é o berço do rock no mundo, e a banda Nazareth, que veio da cidade de Dunfermline, Escócia, seguiu as pegadas do hard rock, heavy metal, blues rock e o rock psicodélico. "Love hurt - o amor machuca" é de 1960, de autoria de Boudleaux Bryant, cantada pela dupla The Everly Brothers.

A versão de Nazareth, de 1974, contudo, é que fez sucesso em todo o mundo. Foi a versão mais popular da canção e a única interpretação de "Love Hurts" a se tornar um hit nos Estados Unidos, atingindo a oitava posição na Bilboard Hot 100, em 1976, e o número 1 no Canadá, na Holanda, na Bélgica, na África do Sul e na Noruega. Quarenta e sete anos depois, continua sendo um dos referenciais do heavy metal romântico.