Covid-19: 61 viajantes oriundos da África do Sul testam positivo na Holanda

Governo isola os passageiros para saber se estão infectados com a nova variante

Por Redação
27/11/2021 às 09h20
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/CNM
Foto: Reprodução/CNM

Autoridades de saúde da Holanda informaram que 61 pessoas que vieram da África do Sul para Amsterdã em dois voos, na sexta-feira (26), testaram positivo para a Covid-19. Todos os passageiros vão passar por novos exames no início deste sábado (27) para descobrir se alguma das infecções é da ômicron, recém-descoberta variante do coronavírus.

Cerca de 600 passageiros chegaram ao aeroporto de Amsterdã em dois voos da KLM e enfrentaram longas horas de espera e testes devido a preocupações com a nova mutação do vírus, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como 'variante de preocupação'.

O governo holandês proibiu todas as viagens aéreas do sul da África na manhã de sexta-feira. O ministro da Saúde, Hugo de Jonge, determinou que os passageiros que já estavam a caminho da Holanda fossem submetidos a testes e quarentena na chegada ao país.

Passageiros dos dois voos da KLM, vindos da Cidade do Cabo e de Joanesburgo, disseram que ficaram horas esperando na pista.

Um porta-voz das autoridades de saúde em Kennemerland, a região holandesa que supervisiona Schiphol, disse que os casos positivos estavam sendo analisados por um hospital médico acadêmico para determinar se são a nova cepa.

A nova variante foi detectada no momento em que muitos países europeus estão lutando contra um aumento no número de casos de Covid.

O governo holandês também anunciou o fechamento de bares, restaurantes e lojas no período noturno, enquanto tenta conter uma onda recorde de casos de Covid, que está sobrecarregando o sistema de saúde do país.

 

* Com informações do Portal G1 e Reuters.