Médica reforça importância do diagnóstico precoce do câncer

Dia de combate à doença é celebrado neste sábado (26)

Por Redação
26/11/2021 às 21h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado neste sábado (27), serve de mote para que os especialistas reforcem as medidas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. O Hospital Aristides Maltez (HAM), com atendimento 100% SUS e único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) da Bahia, assume a responsabilidade de atender pacientes de todo o estado, estando capacitado para o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de câncer.

São atendidos, em média, 3.500 pessoas em suas instalações a cada dia. Somente no primeiro semestre de 2021, a unidade filantrópica registrou 4.263 casos novos de câncer e realizou mais de 2,2 milhões de procedimentos.

Segundo a médica Maria Romilda Maltez, 1ª vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, mantenedora do HAM, o hospital assume um papel fundamental quando se fala na saúde da população baiana.

"A assistência digna aos pacientes com câncer, especialmente os mais carentes, é o fulcro de nossa instituição desde sempre. Dificuldades e imperfeições, sim, muitas - mas a chama da caridade e a estrela da filantropia nos guiam pelos caminhos do aperfeiçoamento contínuo e da renovação salutar a bem dos atendidos", pontua.

"O Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro, foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1988 e anualmente reafirma o propósito do Brasil em zelar pela saúde e cuidar dos seus cidadãos, lembrando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das neoplasias malignas", acrescentou a médica.