Diretor da Anvisa diz que nova variante da Covid-19 já pode estar no Brasil

Antonio Barra Torres explicou, no entanto, que até agora não existem casos confirmados da Ômicron no país

Por Redação
26/11/2021 às 22h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação / Anvisa
Foto: Divulgação / Anvisa

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, disse nesta sexta-feira (26) que existe a chance de a variante Ômicron já estar no Brasil. Até agora, nenhum caso oficial foi confirmado.

"Realmente a possibilidade existe, não temos como dizer que é zero chance de já estar no Brasil, que não é possível. A possibilidade de termos algum caso que não tenha sido identificado existe, é uma possibilidade", afirmou Barra Torres, em entrevista à CNN Brasil.

"Nesse momento inicial, temos mais incertezas do que certezas. O que temos é que no local onde foi descoberta essa variante houve um aumento exponencial de casos", disse o diretor-presidente da Anvisa. A intenção é atrasar ao máximo a chegada da nova variante ao Brasil.

"É importante que a população se conscientize de que a pandemia ainda não acabou, o apito final deste jogo ainda não foi dado. Nós temos, sim, uma cultura vacinal muito forte, temos milhões de pessoas aderindo voluntariamente à vacinação. Se a vacinação fosse um candidato e a eleição fosse hoje, a vacina venceria em primeiro turno, o candidato do momento é a vacina. Temos como evitar mantendo uma cultura de vacinação forte", explicou o diretor da Anvisa.

A Ômicron, linhagem B.1.1.529 do novo coronavírus, é uma variante de preocupação de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além dela, existem as variantes de preocupação Alfa (B.1.1.7), do Reino Unido; Beta (B.1.351), da África do Sul; Delta (B.1.617.2), da Índia; e Gama (P.1), do Brasil.

 

Leia também:

Brasil vai fechar fronteiras aéreas para seis países da África, afirma ministro