Nova voz da MPB, Paula Mel celebra o samba com grandes nomes em álbum de estreia 

Álbum  "Janelas" conta com Maria Rita, Jorge Aragão, Pretinho da Serrinha e Grupo Revelação

 

Por Redação
26/11/2021 às 13h04
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Novo talento da MPB, a cantora Paula Mel lança o primeiro EP de seu álbum de estreia, "Janelas", nesta sexta (26), em todas as plataformas digitais. "Um Sol" é o single de trabalho (ouça), traz a participação especial de Maria Rita, e chega com clipe. Completam o EP, as faixas "História", "Viver a Vida" e "Corda Bamba".

O lançamento prevê ainda outros dois EPs nos próximos meses: o segundo, também com quatro faixas inéditas; e o terceiro, combinando duas canções inéditas e as gravações de 'Definição' e 'Pode Poder', já lançadas em videoclipe - com participações de Jorge Aragão e Grupo Revelação, respectivamente. 

Nascida em Belém (PA), Paula Mel viveu até o ano passado em Portugal, ao lado do marido, Marcos Sá (autor, produtor musical, e arranjador das canções que compõem o EP). Apesar das formações distintas - ela em finanças, arquitetura e  design de moda; ele, em engenharia com atuação como empresário de tecnologia -, o casal sempre cultivou a paixão em comum pela música brasileira em seus mais variados estilos, passando a dedicar mais tempo à produção artística focada em MPB durante o período de isolamento social. 

"A ideia do EP tomou forma em Portugal, mas desde o início eu pensava em lançá-lo no Brasil. Com todos os desafios gerados pela pandemia, também nos reinventamos e, no início deste ano, decidimos que era hora de retornar para concretizá-la", comenta a cantora. Assim, no último mês de fevereiro, com colaboração de Marcos Sá e Flávio Senna, "Janelas" foi concluído nos estúdios da Cia. dos Técnicos, no Rio de Janeiro (RJ).

Especificamente para este trabalho Paula escolhe o samba como protagonista, prestando um tributo ao gênero que mais lhe remetia ao cotidiano e à identidade brasileira durante o tempo em que viveu na Europa. Para isso não só soltou a voz, como fez questão de reunir músicos de reconhecida trajetória para tornar este momento ainda mais único e especial. 

Além de Maria Rita, Jorge Aragão e Grupo Revelação, também estão no projeto nomes como Pretinho da Serrinha, Nenê Brown e Camilo Mariano (in memoriam). A ficha técnica traz ainda ensaio com imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Leo Aversa.

   Maria Rita e Paula Mel (Divulgação)

Videoclipe - A estreia fonográfica também possibilitou à Paula Mel a realização de um sonho: cantar e estar em um videoclipe ao lado de Maria Rita, uma de suas referências no meio musical. "Sempre pensei em gravar 'Um Sol' com outra voz feminina e, felizmente, isso se tornou realidade da melhor forma possível, trazendo para o projeto uma artista da qual me considero fã", comemora. 

Paula ressalta que em momento algum cogitou uma nova composição para o tão esperado dueto. E teve sua intuição confirmada logo após o "sim" dado por Maria Rita, ao ser apresentada à canção. 

O videoclipe de 'Um Sol'  tem direção de Bruno Murtinho, figurinos de Sonia Soares e maquiagem e cabelo de Júnior Fiel. Após a série de lançamentos prevista para o projeto, a cantora deve apresentar o repertório ao vivo, em shows pelo Brasil. Sua turnê está em fase inicial de planejamento para 2022.

Trajetória - Paula Mel é dona de uma voz marcante e versátil. Na infância, por influência dos pais, era presença assídua nas rodas de samba e nas serestas promovidas pela família na sala de sua casa. 

Também participou de bandas formadas na igreja em que frequentava, além de corais e bandas no Brasil e nos Estados Unidos, colaborando em estúdio em álbuns de bandas como The Ways e Linear B. 

A música também apresentou Paula e Marcos Sá, que se conheceram em um concurso de cantores na capital paraense. O casal, que até o ano passado esteve radicado em Portugal,  tem dois filhos. Com o lançamento de "Janelas", consolida-se mais um capítulo marcante desta união.