À La Carte traz primeiro longa de Almodóvar e mais quatro clássicos

Raridade: longa "Minha Namorada" (1970), de Zelito Viana, com Fernanda Montenegro, está na lista de estreias

Por Redação
26/11/2021 às 10h49
  • Compartilhe
Foto: Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón
Foto: Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón

Na próxima quinta (2), chegam ao cardápio da plataforma À La Carte cinco joias do cinema mundial. "Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón" (1980), primeiro longa de Pedro Almodóvar; o raro "Minha Namorada" (1970), de Zelito Viana, com Fernanda Montenegro, aos 40 anos, estão entre as produções.

A lista traz ainda "Otelo" (1951), grande clássico de Orson Welles; "Swing - Ritmos e Desejos" (1999), estrelado pela diva inglesa da música pop, Lisa Stansfield; e o "rock 'n' roll" islandês "Mudando o Destino" (2013), de Ragnar Bragason.

"Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón", pérola de Almodóvar, foi rodado apenas em finais de semana, levou dois anos para ser realizado, devido à luta de Pedro Almodóvar para conseguir financiamento naquela época. 

O filme de Almodóvar é um exemplar do movimento chamado "La Movida Madrileña", representando a nova liberdade na esteira da morte do ditador espanhol Francisco Franco, em 1975.

"Minha Namorada" é o filme de estreia do diretor Zelito Viana. O longa também marca a terceira atuação de Fernanda Montenegro no cinema, e a canção-título do filme é uma composição de Carlos Lira e Vinicius de Moraes. O elenco reúne ainda Ana Maria Magalhães, Jorge Dória, e o então modelo Pedro Aguinaga estreando no cinema.

"Otelo", baseado na clássica peça de William Shakespeare, levou três anos para ser feito, e, para pagar as contas da produção, Orson Welles aceitou papéis coadjuvantes em vários filmes, um dos quais foi "A Rosa Negra" (1950), do qual ele pegou "emprestado" vários figurinos e câmeras, fato que irritou muito o diretor Henry Hathaway durante as filmagens. 

O elenco de Otelo conta com pequenas participações não creditadas de astros e estrelas como Joan Fontaine e Joseph Cotten.

"Swing - Ritmos E Desejos", de Nick Mead, é um misto de comédia e romance, e marca a estreia cinematográfica da cantora e compositora ingresa Lisa Stansfield como atriz. O elenco conta com a presença de Clarence Clemons (1942-2011), grande saxofonista e ex-integrante da E-Street Band, de Bruce Springsteen. 

"Mudando o Destino" foi exibido na seção Contemporary World Cinema no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2013. Ragnar Bragason é atualmente um dos cineastas islandeses mais populares e aclamados pela crítica.

Confira abaixo as sinopses dos filmes:

PEPI, LUCI, BOM Y OTRAS CHICAS DEL MONTÓN (Pepi, Lucy, Bom y otras chicas del Montón)
Espanha, 1980, cor, 82 min., comédia, idioma: espanhol (legendado), 16 anos.
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Cecilia Roth, Félix Rotaeta, Alaska e Assumpta Serna.
Num conjunto habitacional de Madri, Pepi, uma desempregada ainda bancada pelos pais, é estuprada por um policial que descobre maconha em sua casa. Junto com a melhor amiga, Bom, líder de um grupo punk, ela resolve se vingar.

MINHA NAMORADA
Brasil, 1970, cor, 82 min., comédia, idioma: português., 10 anos.
Direção: Zelito Viana. Elenco: Fernanda Montenegro, Ana Maria Magalhães, Laura Maria, Jorge Dória e Pedro Aguinaga.
A história de Maria, uma garota moderna que, junto com seus jovens pais, pertence à moderna família brasileira. Noiva de um homem mais velho, sério e de ideias conservadoras. Maria vive numa estabilidade que seria perfeita se não aparecesse Pedro, um músico jovem, despreocupado e que personifica o verdadeiro amor e a verdadeira felicidade.

OTELO (The Tragedy of Othello: The Moor of Venice)
EUA/Itália/Marrocos, 1951, p/b, drama/romance, idioma: inglês (legendado), 12 anos.
Direção: Orson Welles. Elenco: Orson Welles, Suzanne Cloutier, Micheál MacLiammóir e Robert Coote.
O general mouro Otelo é levado a pensar que sua nova esposa Desdêmona está tendo um caso com seu tenente Michael Cassio quando, na realidade, tudo isso faz parte do esquema de um amargo alferes chamado Iago.

SWING - RITMOS E DESEJOS (Swing)
Reino Unido, 1999, cor, 97 min., comédia/romance, idioma: inglês (legendado), 10 anos.
Direção: Nick Mead. Elenco: Lisa Stansfield, Hugo Speer, Rita Tushingham, Clarence Clemens e Paul Usher.
Quando Martin sai da prisão, os guardas o alertam para conseguir um emprego, se não quiser voltar para detrás das grades. Então ele decide começar sua própria banda, que acaba virando um sucesso estrondoso, até que a polícia descobre que ela foi respaldada por dinheiro roubado.

MUDANDO O DESTINO (MetalHead)
Islândia, 2013, cor, 97 min., drama, idioma: islandês (legendado), 12 anos.
Direção: Ragnar Bragason. Elenco: Thora Bjorg Helga, Ingvar Sigurdsson e Halldóra Geirharðsdóttir.
Hera nasce em uma fazenda na Islândia em 1970, ano em que o Black Sabbath lança seu primeiro álbum. Sua juventude é tranquila até que seu irmão mais velho morre em um acidente e Hera se culpa por sua morte. Então, ela encontra consolo no Heavy Metal