Pandemia e falta de patrocínio ameaçam noite da Beleza Negra e concurso da Deusa do Ébano, diz Vovô do Ilê

Presidente da entidade falou das dificuldades de manter o primeiro bloco afro do Brasil

Por Jones Araújo
25/11/2021 às 11h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/IDBR
Foto: Divulgação/IDBR

O presidente do Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, falou das dificuldades de manter o primeiro bloco afro do Brasil. Além dos desafios enfrentados pela pandemia e a penhora da sede da Associação Cultural Bloco Carnavalesco, os problemas ameaçam suspender o concurso da noite da Beleza Negra e o concurso Deusa do Ébano.

"Não vai ter escolha da Deusa do Ébano", afirmou em entrevista para o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra e Bruna Ferraz, no programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM).

Vovô explicou que conversa com um possível patrocinador para realizar o evento, mas ainda não tem nada certo. A dificuldade de manter patrocínio já existia em cenário sem pandemia, agora com o surto da doença, o problema do bloco só piorou, como diz o presidente.

A entidade também vem sofrendo com processos na Justiça por parte de alunos da instituição. Vovô diz que por conta disso, vai repensar sobre os projetos sociais.

"Você prepara as crianças, ajuda, elas ficam oito anos [na instituição]. O Ilê sempre teve a política de dar oportunidade as pessoas. Nós não temos banda fixa, fazemos revezamento para as pessoas viajarem e conhecerem outros estados e países, essas pessoas não têm vínculo empregatício com o Ilê. Tem escritórios de advocacia que estão especializados nisso, de atrair os meninos para colocar as entidades na Justiça", afirma o presidente do bloco.

Referente a crise financeira que gerou a penhora da sede localizada no bairro da Liberdade, em Salvador, Vovô diz que apesar dos trabalhos, eles ainda não conseguiram resolver o problema.

"Estamos trabalhando, mas ainda não conseguimos resolver. Aqui na Bahia não tem essa questão muito de voluntariado. No dia 2 [de dezembro]. Vamos fazer um jantar beneficente para ajudar a entidade", disse.

Neste domingo (28), o Ilê vai voltar a fazer ensaios abertos ao público, na Senzala do Barro Preto, expectativa para o bloco está grande.

"Estão vindo pessoas de fora, do Rio de Janeiro, Pernambuco e aqui na cidade que as pessoas estão com muita fome de sair no Ilê Aiyê. Vamos ter a banda Aiyê, vamos ter Marcio Victor convidado.

Perguntado sobre a ajuda dada por todo poder público durante a pandemia da Covid-19, ele respondeu que o Ilê Aiyê conseguiu participar de um edital.

"Nós conseguimos ser selecionados pelo edital Aldir Blanc, fizemos um festival de música, mas só tivemos essa atividade no Ilê . Muita gente está cobrando o Carnaval, mas para se ter Carnaval tem que ter o pré-Carnaval. O bloco afro [tem que se preparar] o ano inteiro para o Carnaval", finaliza.

Assista a entrevista na íntegra abaixo: