Turismo na Bahia registra crescimento de 176% no segundo semestre

Número é quase o dobro do que foi registrado no Brasil

Por Redação
24/11/2021 às 20h40
  • Compartilhe
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Um levantamento feito em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), divulgado nesta quarta-feira (24), aponta que o volume das atividades turísticas na Bahia registrou aumento de 176,5% no segundo semestre de 2021, número que representa quase o dobro do registrado no país: 89,8%.

A receita nominal de serviço seguiu o mesmo comportamento, com crescimento de 164,2%, na Bahia e 87,7%, no Brasil. 

"É muito bom ver a recuperação do turismo, segmento tão importante para a Bahia, que gera emprego e receita para o estado. Um crescimento expressivo, que reflete a retomada das atividades que estavam paralisadas por conta da pandemia da Covid-19, mas que também é resultado dos esforços do governo para dinamizar o setor", avalia o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

O turismo na Bahia foi impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; locação de automóveis; e serviços de bufê.

O fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia avançou 729,1% no 2º trimestre de 2021 contra o 2º trimestre de 2020, impulsionado pela significativa expansão registrada nos quatro terminais do estado com maior movimentação de passageiros.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 31,6% no 2º trimestre de 2021, resultado superior ao observado no mesmo período do ano passado (13,9%).

Segundo a SEI, o dado é fruto da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana devido às medidas de flexibilização das atividades econômicas, o aumento da imunização total das pessoas acima de 60 anos e dos protocolos adotados pelos estabelecimentos hoteleiros.