Daniela Borges é eleita presidente da OAB-BA

A vice-presidência ficará com a advogada Christianne Gurgel

Por Bernardo Rêgo
24/11/2021 às 18h40
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após votação ocorrida, nesta quarta-feira (24), a advogada Daniela Borges, da chapa "União pela Advocacia", foi eleita a primeira presidente mulher da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA). A eleição aconteceu no Centro de Convenções, em Salvador, e em 42 endereços distribuídos nas 36 Subseções do interior do estado.

Até o momento, Daniela segue com 4.827 votos, 46,4% dos votos válidos, seguida de Ana Patrícia Dantas Leão (chapa "OAB de Coração"), com 3.933 votos; Dinailton Oliveira (chapa "OAB pra Valer"); com 514 votos; e Ricardo Nogueira (chapa "Liberta OAB"), com 357 votos. Nulos e brancos somam 771 votos.

A nova Diretoria vai tomar posse em janeiro de 2022 para liderar a OAB-BA pelos próximos três anos. Ao lado de Daniela, outra mulher assumirá a vice-presidência da Seccional, a advogada Christianne Gurgel. Também compõem a Diretoria Esmeralda Oliveira, secretária-geral, Ubirajara Ávila, secretário-geral adjunto, e Hermes Hilarião, tesoureiro. 

A eleita

Advogada tributarista há mais de 20 anos, Daniela é professora titular da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito. Criada na cidade de Itapetinga, no interior baiano, fez faculdade na UFMG, onde também cursou Mestrado na área Tributária. Na OAB da Bahia desde 2013, durante a primeira gestão de Luiz Viana, foi conselheira seccional e diretora tesoureira. Atualmente, preside a Comissão Nacional da Mulher advogada e é conselheira federal.