Professor de Química dá dicas para a prova deste domingo

Vitor Benevides ressaltou que a interdisciplinaridade caracteriza o Enem

Por Bernardo Rêgo e Jones Araújo
26/11/2021 às 09h22
  • Compartilhe
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

O podcast do Portal M! conversou com o professor de Química, Victor Benevides, sobre a prova do Enem que terá a sua segunda etapa no próximo domingo (28) e terá questões relacionadas às ciências da natureza.

Benevides ressaltou que a interdisciplinaridade é algo inerente ao exame e que há sempre questões que abordam temas do cotidiano. "A interdisciplinaridade é inerente à prova de Química, desde questões que envolvam Biologia e a Física. Nesta prova, podemos esperar abordagens como a pecuária e os seus impactos ou até mesmo a análise de alimentos que consumimos no dia a dia", afirmou.

O professor aproveitou a oportunidade para destacar quais os assuntos mais recorrentes. Ele afirmou que isomeria e polímeros são quesitos certos de aparecerem na prova.

"O tema evolução do modelo atômico, ligações em geral e cálculo estequiométrico são abordagens recorrentes. O aluno vai encontrar esse tipo de questão lá. Mas há outros temas como isomeria e polímeros que também são questões certas de constarem", detalhou.

Victor também pontuou que como são distribuídos os itens na prova, ressaltando que o Inep visa uma isonomia entre os alunos e que a prova utiliza a teoria de resposta ao item. Segundo ele, nenhum aluno vai tirar zero.

"O Inep divide os quesitos entre os mais fáceis e os mais difíceis, como uma forma de isonomia, então é possível que estudantes tirem notas distintas acertando a mesa quantidade de questões. É o que se chama de teoria de resposta ao item. Nenhum aluno vai zerar a prova porque o valor de cada quesito é diferente", detalhou.

 

Confira o podcast na íntegra: