Camarote Expresso 2222 está fora do Carnaval de Salvador 2022

'Tenho receio de cooperar com a pandemia', afirmou empresária e esposa do cantor Gilberto Gil

Por Redação
24/11/2021 às 13h34
  • Compartilhe
Foto: Mônica Nabuco
Foto: Mônica Nabuco

Um dos camarotes tradicionais do Carnaval de Salvador, o Expresso 2222 estará ausente da folia baiana no próximo ano, mesmo que o evento aconteça. A declaração foi dada pela empresária Flora Gil, esposa do cantor Gilberto Gil e produtora do espaço badalado durante os festejos.

"A pandemia ainda não acabou. A aglomeração é um multiplicador do vírus e o Carnaval é uma aglomeração extraordinária. Tenho receio de  produzir uma festa tão grande com duração de uma semana, como o Camarote Expresso 2222,  e cooperar com a permanência, e até uma expansão, da pandemia. Tenho muito respeito pela minha vida e a vida alheia", disse Flora, em entrevista ao colunista Osmar Martins, o Marrom, do jornal Correio*.

Ainda de acordo com ela, a festa não deveria ser realizada em nenhum lugar do Brasil - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já são algumas das cidades que já estão se mobilizando -, especialmente diante do cenário ainda vivido por conta da crise sanitária.

"Não temos a menor condição de sairmos às ruas com milhões de pessoas pulando umas ao lado das outras - sem máscaras - porque Carnaval é sinônimo de beijo na boca, abraços e muita bebida e comida. Alguém beija e bebe com máscara?  Não conheço esse folião (...) Acho temerário contribuir para essa situação que ainda é  bastante instável", afirmou.

Já sobre àqueles que defendem a realização da festa, alegando prejuízo em toda a cadeia econômica que se beneficia da folia de Momo, o recado de Flora Gil foi direto.

"É preciso saber quem prefere ficar doente e causar problemas pra tantas pessoas ou ganhar dinheiro pra garantir um pouco de sobrevivência. É um peso, um dilema, que cada um tem que considerar. Eu acredito que as pessoas com essa questão ainda são obrigadas a priorizar a saúde e a sobrevivência. De que adianta ganhar, realizar, garantir a renda, sem a garantia da saúde?", questiona.