Covid-19: Quase três milhões estão com a vacinação atrasada na Bahia, diz Sesab

Além destes, mais 1 de milhão de pessoas, no estado, necessitam receber dose de reforço, mas ainda não procuraram postos

Por Yuri Abreu
24/11/2021 às 12h32
  • Compartilhe
Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Quase 3 milhões de baianos não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). 

De acordo com a pasta, são pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante ou a dose de reforço, no entanto não buscaram os serviços de saúde.

Desse total, 341.494 tomaram a vacina CoronaVac; 358.796 a Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 a Pfizer/BioNTech. Quanto a aplicação de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde.

"É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a doença", alertou a titular da Saúde baiana, Tereza Paim.

Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, segundo a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro. 

Ela destaca que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. 

"Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva pelo prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19", diz.