Aristides Maltez recebe novo espaço de leitura na brinquedoteca para pacientes

Projeto requalifica espaço lúdico de leitura e humanização das relações com patrocínio da Bayer e realização da CEC Brasil

Por Redação
23/11/2021 às 15h34
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (25), 8h, o Hospital Aristides Maltez (HAM) recebe a inauguração de um novo espaço de leitura na brinquedoteca localizada no serviço de Oncologia Pediátrica da unidade hospitalar. 

O espaço é fruto do projeto Leiturinhas no Hospital e conta com um acervo de 850 novos livros entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, além de 60 jogos e brinquedos educativos. A implantação do espaço de leitura é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Bayer via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

O projeto vai contemplar os cerca de 40 pacientes em ambulatório e 18 pacientes internados, entre 0 e 18 anos, que frequentam o prédio diariamente para tratamento oncológico, além dos pacientes internados na Oncopediatria do HAM. A iniciativa consistiu na revitalização do ambiente com pinturas e aquisição de mesas e cadeiras de leituras, livros, ambientação lúdica e acessibilidade para acolhimento de pacientes e famílias.

Essa é a terceira entrega do projeto Leiturinhas do Hospital em 2021, sendo os demais espaços inaugurados no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, em Recife, e no Hospital de Oncologia de Uberlândia, em Minas Gerais. 

A 1ª vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) e mantenedora do HAM, Maria Romilda Maltez, agradece a iniciativa: "Estamos muito felizes e gratos pela criação deste ambiente cultural mágico de leitura na brinquedoteca da Oncopediatria do HAM. Um belo e nobre projeto de beleza, leveza e amor, que permitirá que as crianças e os adolescentes assistidos possam amenizar as suas dificuldades e ampliar os seus horizontes de conhecimento e de sonhos. Nossos profundos agradecimentos e nosso compromisso de bem cuidar das flores que estão sendo ora plantadas"
    .
Para Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil, "humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância".

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas). A utilização do espaço segue todos os protocolos de segurança e distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.