Aumento no preço dos insumos deve encarecer custo final da ponte Salvador-Itaparica, diz João Leão

Segundo o vice-governador e titular da Seplan, obras devem começar no primeiro bimestre do próximo ano

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
22/11/2021 às 19h11
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Estimada em quase R$ 7 bi, a construção da ponte Salvador-Itaparica pode ter o preço final aumentando devido a elevação de insumos, como o ferro. A informação foi divulgada ao Portal M!, nesta segunda-feira (22), pelo vice-governador da Bahia e secretário estadual de Planejamento, João Leão (PP).

"Vai ser uma obra enorme, de quase R$ 7 bilhões. Porém, houve grande crescimento na defasagem do preço do ferro, chegando a quase 100%. Por causa disso, vai onerar a obra e o Estado vai ter que complementar com mais alguma coisa", afirmou.

Contudo, conforme o pepista, o mesmo insumo, na semana passada registrou baixa no valor de 35%. A expectativa é a de que o decréscimo seja ainda maior, chegando ao valor de outrora, fazendo que o preço mantenha-se o inicial, não havendo, assim, qualquer reajuste. 

"Disse aos chineses que comecem a obra e, a medida que for fazendo, nós calculamos o reajustamento de determinada fatura e o Estado vai ajudar. As obras devem começar em  janeiro e fevereiro. O que dificulta é que a obra é muito complexa. Temos muita coisa a discutir com diversos entes envolvidos, a exemplo da viabilidade econômica da obra, como o projeto em si", acrescentou João Leão.