Deco Duarte explica cinco assuntos recorrentes na prova de Linguagens do Enem

Professor de Literatura é a personalidade entrevistada neste episódio do podcast do Portal M!

 

Por Jones Araújo
19/11/2021 às 08h16
  • Compartilhe
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

As questões interdisciplinares são características do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a  prova de Linguagens pode explorar diversos temas. De acordo com o professor Deco Duarte, os assuntos que podem estar mais presentes nesta edição são tecnologia da informação e saúde.

"Há um assunto variado, mas existem algumas tendências às quais o aluno deve estar mais atento. Diria que existem cinco assuntos muito recorrentes: tecnologia, saúde, variação linguística, a interpretação de texto e o conteúdo de literatura e arte", afirma o professor Deco, a personalidade entrevistada neste episódio do podcast do Portal M!

Deco Duarte tem mais de 20 anos de experiência e atualmente dá aulas nos pré-vestibulares Bernoulli, Gregor Mendel, além do Colégio Oficina, em Salvador.

Ele também explica de que forma os grandes clássicos da literatura podem cair no exame.

"Os clássicos têm presença sempre na prova do Enem. Fica bem difícil prever qual autor que cai.  Machado de Assis é um autor sempre recorrente, já apareceu algumas vezes, mas não dá para dizer que é uma presença marcante. O Enem pode cobrar Machado de Assis, José de Alencar, Clarisse Lispector, mas pode cobrar também um autor mais desconhecido do grande público", explica.

O professor também deu dicas para garantir um Enem nota mil.

Confira a íntegra do podcast: