Troca de farpas entre Ana Patrícia e Daniela Borges marca debate entre candidatos à presidência da OAB-BA

Também participam de evento, nesta quinta-feira (18), os advogados Dinailton Oliveira e Ricardo Nogueira

Por Redação
18/11/2021 às 10h18
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

O segundo debate entre os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil-seção Bahia (OAB-BA), realizado nesta quinta-feira (18), foi marcado por uma troca de farpas entre as postulantes ao cargo, Ana Patrícia Dantas e Daniela Borges.

Além das duas, participam do evento, realizado pela Rádio Sociedade da Bahia, os defensores Dinailton Oliveira e Ricardo Nogueira. Durante uma pergunta, Ana Patrícia Dantas foi chamada de "despreparada" por Daniela Borges, e ganhou direito de resposta.

O questionamento de Daniela havia sido acerca de uma ação proposta pela adversária com o objetivo de provocar a retomada dos atendimentos presenciais aos advogados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ana Patrícia, na oportunidade, avaliou que o questionamento era dúbio e infundado.

"Prefiro acreditar que sua postura de desrespeito a mim é fruto de nervosismo e insegurança de um processo eleitoral. Jamais que a senhora usaria um debate para tentar desqualificar uma colega advogada", respondeu Ana Patrícia.

"É importante não levar para o lado pessoal. De fato, o nervosismo atrapalha. As pessoas podem levar para o lado pessoal, mas estamos aqui para em um momento muito sério para discutir propostas. É importante que a gente possa fazer críticas", defendeu Daniela.

"Causa estranhamento que a senhora, uma conselheira federal, comemore um despacho covarde de um magistrado que não quis assumir suas responsabilidades ou deferir a liminar que determinava a abertura dos fóruns ou indeferir aceitando as consequências da opinião pública", rebateu a atual vice-presidente da OAB-BA.

Na tréplica, Daniela afirmou que a resposta de Ana Patrícia revela "despreparo", já que uma ação deste tipo depende da comprovação dos fatos alegados. 

"O que a candidata na verdade fez, no primeiro momento, foi uma ação de marketing. No segundo momento, uma fake news. Enquanto a candidata faz fake news, nós temos propostas reais", acusou.

Acolhimento

Os outros dois candidatos, Dinailton Oliveira e Ricardo Nogueira, também durante o debate, falaram sobre acolhimento dos advogados, além de "despartidarizar" e "desideologizar" a Ordem baiana.

 "É por isso que o slogan da minha campanha é OAB para valer. Uma ordem que acolha os advogados e defenda os interesses da advocacia sem outros interesses", afirmou Dinailton, que já foi ex-presidente da entidade.

Já Nogueira acrescentou que, entre as propostas, está o apoio a advogados idosos e a redução do valor da anuidade. "A OAB não tem função arrecadatória", afirmou.

A eleição para a presidência da OAB-BA ocorre na próxima quarta-feira (24).

*Com informações da Rádio Sociedade da Bahia.