Castelo Branco consolida favoritismo e vence eleição para a presidência do TJ-BA; veja novos membros da mesa diretora

Desembargador vai ficar à frente do maior cargo do Judiciário baiano no próximo biênio

Por Yuri Abreu
17/11/2021 às 10h14
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conforme já apontado pelo Portal M! na segunda-feira (15), o desembargador Nilson Castelo Branco confirmou o favoritismo e venceu às eleições para a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desta quarta-feira (17).

O magistrado venceu o principal adversário, Carlos Roberto Araújo, por 31 votos a 24. Castelo Branco ficará à frente da Corte baiana no biênio 2022/2024. Ao todo, 59 dos 63 desembargadores participaram do pleito.

Mesa diretora

Além da eleição de Nilson Castelo Branco para a presidência do biênio 2022/2024, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) teve um pleito movimentado para as escolhas de outros cargos da mesa diretora.

Para a 1ª vice-presidência, a eleita foi a desembargadora Gardênia Duarte. Ela recebeu 30 votos. Já a 2ª vice-presidência ficou com Márcia Borges, que foi a escolha de 41 magistrados, vencendo Baltazar Miranda Saraiva.

Para a corregedoria geral, o eleito foi o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rocha Rotondano, com 30 votos. Por sua vez, Jatahy Fonseca, também ex-mandatário da Corte eleitoral baiana, foi o escolhido como corregedor das comarcas do interior, com 33 votos.