Castelo Branco e Carlos Roberto disputam Presidência do Tribunal de Justiça nesta quarta-feira

Candidatos contam com apoios importantes para a eleição

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
15/11/2021 às 08h51
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (17), os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vão escolher o mais novo presidente da Corte e dois nomes estão na disputa. As chapas são consideradas independentes e o vencedor do pleito terá um mandato de dois anos.

O primeiro deles é o magistrado Carlos Roberto Santos Araújo (foto abaixo à dir), atual 1º vice-presidente do TJ e que conta com o apoio dos desembargadores Mário Hirs e Telma Britto, que já foram mandatários do Tribunal.

A outra chapa é encabeçada por Nilson Soares Castelo Branco (foto acima à esq). Como trunfo, ele é primo carnal de Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça e teria, assim, forte ligação nacional, o que é visto como positivo pelos apoiadores.

Atual presidente da Corte, o desembargador Lourival Trindade não está envolvido diretamente na questão, por conta da dedicação à gestão dele em frente à pandemia. Porém, especula-se que o magistrado tenha uma maior apreço por Castelo Branco.

Demais cargos

Além da eleição para presidente, o TJ-BA será movimentado, nesta quarta-feira, pelos pleitos a outros importantes postos na Corte, como por exemplo às 1ª e 2ª vice-presidências.

No primeiro grupo, dois nomes estão na disputa: os desembargadores Gardênia Duarte e João Augusto Pinto. José Edivaldo Rocha Rotondano era outro magistrado cotado para a vaga, mas deve desistir e buscar o posto de corregedor.

Já na 2ª vice-presidência, a disputa vem sendo mais quente até aqui, entre Márcia Borges e Baltazar Miranda. Inicialmente, Márcia chegou a ter a candidatura dela impugnada pelo desembargador Júlio Travessa.

Porém, após decisões do próprio TJ-BA e, posteriormente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - a definição ocorreu nesta semana - a impugnação foi considerada intempestiva, mantendo Márcia Borges no páreo. Ela, inclusive, está sendo considerada favorita para vencer a disputa com Baltazar.