Lucas Rocha fala sobre possíveis temas da Redação e dá dicas para fazer o Enem

Professor é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!

Por Jones Araújo
12/11/2021 às 08h12
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A redação é sempre um desafio para o estudante que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitos ficam apavorados com a possibilidade de zerar esta prova tão importante. 

Outra pergunta que vale ouro é o tema que será exposto no texto dissertativo-argumentativo. Para esclarecer estas e outras questões, o podcast do Portal M! convidou o professor Lucas Rocha, que tem cerca de 21 anos de experiência em sala aula.

Segundo ele, a certeza da nota zero é para casos de caligrafia muito ilegível e se, de alguma forma, o corretor da prova chegar à conclusão de que o estudante tentou se identificar.

"Se ele tentou criar algum tipo de mecanismo para que, por sorte, a redação dele caia na mão de alguém que ele conheça, ele pode zerar a redação por isso e principalmente [também] por fuga ao tema", afirma o professor que atualmente trabalha nos colégios Gregor Mendel, Vilas, Portinari, curso Interseção, além de ser dono de um curso de redação em Salvador.

Lucas destaca também a importância de haver respeito aos direitos humanos para que a nota não diminua em excesso. O professor também elenca os fatores fundamentais para se sair bem no texto da redação.

"Uma redação dissertativa é um texto que tem um caráter principal, a produção de uma tese. Por exemplo, [sobre] a importância da educação financeira nas escolas brasileiras, o estudante vai dizer o quanto é importante. Ele passará o texto inteiro defendendo a tese dele", revela.

E quanto as possíveis temas da redação? Você confere todos os palpites, dicas e sugestões do professor Lucas Rocha no podcast do Portal M!

Confira a íntegra abaixo: