Novembro Azul: a prevenção também é coisa de homem

Por Márcio Marinho*
05/11/2021 às 15h02
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta primeira semana de novembro, venho destacar uma campanha mundial e valiosa, que é o Novembro Azul. Ela possibilita a realização de uma série de ações fundamentais no sentido de conscientizar a população masculina para a relevância de fazer exames de detecção do câncer de próstata, tipo mais comum de câncer nesta parcela da população, representando 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.

Dados fornecidos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que teremos 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Um despertar que se faz importante para todos os homens brasileiros.

Aproveito a oportunidade para destacar a importância do trabalho dos jornalistas em nossa sociedade, neste contexto. Através dos veículos de comunicação, as informações divulgadas sobre prevenção, tratamento, diagnóstico precoce e o impacto da enfermidade no paciente podem, além de salvar muitas vidas, ainda orientar por meio do conhecimento.

Como presidente estadual do Republicanos Bahia, venho aqui reafirmar o empenho real também de todo o nosso time de parlamentares em continuar discutindo em audiências públicas, sessões plenárias e ocasiões, palco de debates sobre a saúde masculina. Estaremos também focados em disseminar informações direcionadas e com a finalidade de orientar os baianos e brasileiros no cuidado apropriado e zeloso à saúde.

Falta um pouco mais de 30 dias para o fim do ano. Quantas vezes você reservou um tempo no trabalho ou nas atividades diversas do cotidiano para cuidar da sua saúde, em 2021, através de consultas e exames de rotina? Reflita em torno disso. Quero aconselhar você, que faz a leitura desta mensagem, neste momento, e tem 50 anos ou mais: faça o exame preventivo de câncer de próstata. O diagnóstico precoce da doença é um fator decisivo. Pensem nisso. Escolha preservar a sua saúde. Cuide-se bem! Conte conosco! Desejo uma excelente sexta-feira a todos!

 

Márcio Marinho é vice-presidente nacional do Partido Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal

-------------------------------

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!