Interdisciplinaridade, Covid-19 e vacinas: saiba o que cai na prova de Biologia do Enem

O professor Sérgio Magalhães é a personalidade entrevistada neste episódio do podcast do Portal M!

Por Jones Araújo
29/10/2021 às 14h11
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

A data para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e os estudantes devem ficar atentos às questões interdisciplinares. Em Biologia, por exemplo, as perguntas  podem ser vinculadas a Química e até Geografia, o que exige a atenção dos estudantes. É preciso também senso de observação para assuntos da atualidade, como a Covid-19.

De acordo com o professor de Biologia, Sérgio Magalhães, neste momento não é mais discutida a característica morfológica do vírus da Covid-19, uma vez que ele já foi mapeado - o que se discute hoje é a questão da eficiência das vacinas.

"As provas devem abordar quais são as metodologias usadas na fabricação das vacinas e uma necessidade da compreensão a respeito do sistema imunológico", afirma o professor.

Sérgio é formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e dá aula no curso G8, em Aracaju (SE). Em Salvador, ele é diretor do pré-vestibular PontoMed e ministra aula em outros cursos. 

Para Sérgio, a prova de Biologia também pode questionar sobre características específicas do vírus e medidas profiláticas, que devem ser tomadas para que as pessoas não sejam infectadas.

"Acredito que possam ter questões nessa direção, mas é importante salientar que é um assunto muito ligado ao sistema imunológico", explica.

O professor dá bons exemplos de outras questões que devem aparecer na prova deste ano, além de oferecer dicas importantes para obter uma excelente nota na disciplina.

Confira a íntegra do podcast abaixo: