Vixe!! Bolsonaro deve embalar candidatura de Roma na Bahia. E o PT diz que Auxílio Brasil é voto de cabresto

Toda quarta temos novidades da política, do empresariado e da cultura pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
27/10/2021 às 07h45
  • Compartilhe
Foto: Arte: Haron Ribeiro
Foto: Arte: Haron Ribeiro

Indefinição de Bolsonaro preocupa aliados

A indefinição sobre o futuro partidário do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), tem elevado a tensão entre os seus apoiadores na Bahia. Por mais que todos sejam uníssonos ao afirmar que o chefe do executivo nacional terá importância no próximo pleito no estado, a falta de clareza sobre qual partido seguir cria embaraços para os seus aliados. Nos últimos dias cresceu a possibilidade de o PL ser o novo abrigo político do clã Bolsonaro. Diferente do PP, que possui vários caciques espalhados pelo país, sobretudo nos estados do Nordeste, no Partido Liberal quem manda é o presidente Valdemar Costa Neto. 

Valdemar Costa Neto

Comando único do PL da mais segurança
 
Segundo apoiadores de Bolsonaro na Bahia, o comando único dá mais segurança aos seguidores do presidente. Eleitoralmente, o partido já possui alinhamento com o Planalto, sobretudo através dos seus deputados federais: Jonga Bacelar (vice-líder do governo), Abílio Santana e José Rocha. "Pra base, o PL é muito mais interessante", como disse um liberal ouvido pela coluna. 
 
Roberto Jefferson 

Indefinição no PTB
 
A prisão do ex-presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, fez com que as chances de o presidente Jair Bolsonaro ir para o partido praticamente minguassem. O motivo seria o fato de a vice Graciela Nienov ter assumido o posto de presidente interina, pelo menos enquanto durar a prisão de Jefferson ou até que seja eleito um substituto na Convenção Nacional da sigla. Pelo que se comenta em Brasília, Graciela não é unanimidade no PTB, assim como o padrinho político que a escolheu para o cargo. 
 
Graciela Nienov

O gato subiu no telhado do PTB 
 
A própria filha do mandatário, Cristiane Brasil, comentou a notícia em sua conta do Twitter dizendo que "agora sim ela sentou na cadeira da presidência. Hoje com certeza terá festa regada a champanhe e camarões". Apesar da mudança de comando nos estados, pelo visto o gato subiu no telhado do PTB, o que tem aumentado a indefinição sobre o destino político do presidente e sua turma.  

João Roma
Roma embala candidatura
 
Cresce cada vez mais a possibilidade de o ministro da Cidadania, João Roma, se viabilizar como candidato a governador da Bahia na próxima eleição. Segundo avaliação de pessoas próximas ao presidente Bolsonaro, o nome do ministro pode crescer no enfrentamento com Lula e o PT baiano. A ideia é que Roma seja candidato para defender o legado do governo federal no estado e possa polarizar com o candidato petista Jaques Wagner. "A única chance dele é essa", como explicou um bolsonarista baiano, ao falar que o entendimento geral é que o ministro possa levar a disputa para o segundo turno na Bahia.  

ACM Neto
ACM Neto se beneficia
 
Num eventual segundo turno o maior beneficiário será o pré-candidato ACM Neto, já que o eleitor que vai votar em Roma e no próprio Neto não aceitará votar no PT. Inclusive, a ideia que o ministro da Cidadania possa se tornar o maior antipetista da campanha animou os aliados do Planalto e até mesmo do União Brasil, ex-Democratas. Isso porque ele tiraria do ex-prefeito de Salvador a pecha de bolsonarista. 

Bolsonaro 

Bolsonaro promete se envolver na disputa
 
Diferente da última eleição, onde não se envolveu diretamente na disputa da Bahia, a expectativa agora entre os apoiadores do bolsonarismo é que o presidente da República participe ativamente da campanha no estado. Ele precisará que Roma faça a defesa do seu legado e ajude a diminuir a diferença para o PT, como foi registrado na eleição de 2018. 

Roberta e João Roma
Roberta Roma se viabiliza?
 
Uma pergunta que passou a ser feita de forma recorrente entre os apoiadores de Bolsonaro na Bahia é sobre a viabilidade da candidatura da mulher do ministro, Roberta Roma. Há quem diga que os democratas e seu principal cacique ACM Neto estejam atuando nos bastidores para fechar o cerco e dificultar a vida de Roberta e o marido João. Um contra-ataque em cima dos aliados em comum estaria sendo preparado pelo casal Roma. 
 

Alexandre Aleuia 
 
Aleluia de olho na Câmara
 
O vereador Alexandre Aleluia não esconde de ninguém o desejo de ser candidato a deputado federal na próxima eleição. Depois de levantar suspeitas de que queria continuar na Câmara de Salvador, de olho, inclusive, na sucessão do atual presidente Geraldo Júnior, Aleluia enfatizou que seu projeto passa mesmo pela disputa a uma vaga na Câmara Federal, em Brasília. "Serei candidato a federal e não medirei esforços para defender o presidente Bolsonaro na Bahia", disse ele, ao enfatizar que vai aguardar a definição partidária do presidente para que ele possa mudar de partido. "Tudo é possível", disse, ao reasaltar que precisará ser aceito por essa nova legenda ou, quem sabe, disputar o certame pelo União Brasil, ex-Democratas. 
 

Luiz Caetano 

A ilha no governo
 
Em contato com a coluna Vixe, servidores do estado demostraram surpresa e insatisfação com a manutenção da chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucional (Serin), Elisa Pellegrini, no governo. Segundo um politico que circula na Governadoria, a secretaria de Luiz Caetano é uma verdadeira ilha - afastada de todos. "É uma ilha que maltrata as pessoas. Ninguém gosta, mas ainda permanece. Ela que faz o controle dos prefeitos. Não tem uma amizade. Só com o governador", confidenciou esse mesmo Interlocutor. 

Paulo Souto 
Desde os tempos de Souto
 
Há quem diga que caso Wagner vença em 2022 ele vá convidar Pellegrini a deixar o cargo.  A percepção de quem vive os bastidores da Governadoria é que Elisa goza de simpatia do governador Rui Costa e, por isso, ainda se mantém no governo desde os tempos de Paulo Souto. "Ela é criticada por 10 entre 10 aliados do PT. Ela tem que sair e deixar a vaga para as pessoas que têm mais educação e capacidade de articulação", sugeriu o interlocutor,  contrariado. 


Cláudio Tinoco 

Salvador vai ficando para trás
 
O anúncio de que o Rio de Janeiro e São Paulo já estão vendendo os ingressos para as festas e os camarotes do Carnaval do próximo ano acendeu o sinal de alerta do vereador Cláudio Tinoco, presidente da Comissão responsável pela discussão da retomada econômica dos eventos da Câmara de Salvador. De acordo com ele, governo do estado e prefeitura terão que se entender "o mais rápido possível" sobre o assunto. Tinoco diz que a capital baiana está ficando para trás no quesito planejamento das festas. "Enquanto cidades dos Estados Unidos e da Europa estão abrindo as suas fronteiras e até mesmo cidades do Brasil estão realizando eventos, como aconteceu em Goiânia na última semana, onde o cantor Gustavo Lima reuniu 20 mil pessoas durante um show, Salvador fica pra trás nessa discussão, ao seguir a reboque das previsões do governo do estado". 
 
Cobrança ao governo e prefeitura 
 
Tinoco diz que esse silêncio acaba sendo danoso para quem faz a festa pois prejudica a captação de patrocínios, a viabilidade das entidades carnavalescas e ainda a organização das festas dos bairros. "Essa decisão sobre o futuro dos eventos dependerá da ação mais enérgica do governo e da prefeitura", disparou o vereador, ao enfatizar que o prazo para essa definição tem que acontecer "impreterivelmente até o dia 15 de novembro". A conferir. 
 
Carlos Bolsonaro 

Carluxo no quarteto do marketing
 
Vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro vai integrar o quarteto do "marketing" eleitoral do presidente Jair Bolsonaro para a disputa de 2022. Segundo a Coluna do Mazzini, do experiente jornalista Leandro Mazzini, na revista Isto É desta semana, Carluxo, Steve Bannon, Olavo de Carvalho e um desconhecido publicitário cuidarão da imagem do presidente da República na campanha à reeleição. Pela escolha dos nomes, dá para o leitor da Vixe imaginar o que virá por aí nessa sucessão. 

Orlando Palhinha

Agenda difícil 
 
O vereador Orlando Palhinha, do Democratas, usou a tribuna da Câmara ontem para cutucar o prefeito Bruno Reis pela dificuldade em marcar uma reunião com o chefe do Executivo municipal. Segundo Palhinha, se pertencendo à base ele tem tido essa dificuldade de despachar as demandas de suas comunidades, imagina se não fosse. O seu discurso foi interrompido pelo líder do governo, vereador Paulo Magalhaes Júnior, que sinalizou a possibilidade de um encontro do democrata com o prefeito na próxima quinta. No entanto, de pronto, Palhinha retrucou e disse: "quinta será meu aniversário e não quero isso como presente". O líder da bancada prometeu distensionar a relação entre o vereador e o Palácio Thomé de Souza. 


 
Caminhos para a reconciliação no trade 
 
A decisão de um grupo de hoteleiros de se desfiliar, em massa, do Salvador Destination, continua rendendo no trade turístico baiano. Segundo um interlocutor ouvido pela coluna, diante do esvaziamento de quase 30 filiados, a "turma do deixa disso" tem tentando acalmar os ânimos entre os associados da ABIH-BA e Salvador Destination, e pacificar o retorno dos ex-associados. A proposta é que, ao voltar, os ex-associados mantenham todos os direitos antes adquiridos. Isso porque foi aprovada uma mudança recente no Estatuto, impedindo a volta de ex-integrantes, a menos que aceitem ficar 6 meses sem direito a voto e 2 anos sem poder ser votado. "Os ex-associados têm buscado segurança e conforto dentro do Estatuto. E a atual administração tem sinalizado para poder retornar não como novos, mas como ex-associados e com isso compor uma nova diretoria que já era prevista para dezembro", disse. 
 
Nova diretoria 
 
Segundo informações ainda desse mesmo interlocutor, a composição da nova diretoria já está sendo pensada. No entanto, há ainda um mistério quanto aos nomes da nova gestão. O que se sabe é que há uma enorme rejeição ao grupo que comanda a entidade desde a sua fundação. "Ninguém ainda apresentou um nome para assumir. Mas o desejo é de que haja uma convergência entre as partes", finalizou a fonte do trade, torcendo pela recomposição das atividades da associação. "Espero que haja essa recomposição e o Salvador Destination possa voltar suas atividades. Até porque, apesar de ser uma entidade privada, ela ajuda a fortalecer e promover a cidade através dos eventos", pontuou.
 
Ânimos alterados 
 
O imbróglio entre o Salvador Destination e a rede hoteleira se deu após um grupo de donos de hotéis acusar a diretoria da associação de faltar com transparência. A informação é que uma auditoria externa teria mostrado uma série de irregularidades na gestão da entidade, inclusive, com direcionamentos de compras e contratações irregulares.
 
 
Gleisi Hoffmann

Auxílio Brasil é voto de cabresto?
 
O anúncio do valor de R$400 do Auxílio Brasil, benefício social criado pela equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro para substituir o Bolsa Família, tem provocado reação entre membros do Partido dos Trabalhadores (PT). A deputada federal e presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, afirmou essa semana que o presidente está tentando comprar votos com a criação do benefício social. Para a petista, no entanto, mesmo com o benefício o governo não terá resultado "automático" nas urnas. "Bolsonaro, assim como muitos que o apoiam, tem preconceito contra os pobres. Acha que dando um valor maior [de transferência de renda], vai ganhar voto e ganhar apoio. Isso não acontece. Não é automático. É desconsiderar a capacidade crítica da população", disse a petista. 
 
Fala diante ao espelho
 
A fala da presidente do PT é no mínimo curiosa. A percepção de quem tem memória é que a petista esqueceu que quando FHC criou os programas assistenciais, Lula e o PT chamavam de 'esmola para comprar macaxeira'. Porém, uma vez no poder, juntaram tudo e rebatizaram de 'Bolsa Família', abandonando as contrapartidas necessárias (frequência escolar, acompanhamento médico, etc.) e transformando a política social em uma habilidosa estratégia eleitoral.