Missa solene marca Dia de Finados no Cemitério Campo Santo

Celebração Eucarística será comandada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério

Por Yuri Abreu
26/10/2021 às 12h52
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como parte das celebrações pelo Dia de Finados, que acontece na próxima terça-feira (2), o Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, realizará uma missa solene, a partir das 9h, que será comandada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério.

A principal celebração Eucarística do dia será transmitida de forma on-line nas redes sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), nas plataformas YouTube (/santacasadabahia) e Instagram (@santacasadabahia), e contará com a presença do provedor da instituição, José Antônio Rodrigues Alves.

Além desta, outras quatro missas serão realizadas ao longo do dia na Capela de Nossa Senhora da Piedade, situada no Cemitério Campo Santo, às 7h, 12h30, 14h e 15h30.

Às 10h30 haverá uma oração inter-religiosa com a participação de líderes de diversas religiões, a exemplo do candomblé, umbanda, islamismo, Hare Krishna, católicos e evangélicos. 

Esta celebração também será transmitida de forma on-line, através do YouTube (/santacasadabahia) e Instagram (@cemiteriocamposanto).

Visitas

Como de costume, muitos serão àqueles que irão até o Campo Santo para relembrar os parentes que já se foram. No ano passado, o local recebeu aproximadamente 1.300 pessoas entre as 6h30 e 17h no dia 2 de novembro.

Segundo o gerente do Cemitério Campo Santo, Roberto Guimarães, devido à vacinação e redução de óbitos por Covid-19, a expectativa é que esse ano seja registrado um número aproximado de 4 a 5 mil pessoas, com maior volume no período da manhã, entre as 7h e 13h.

Em 2021, o espaço prepara uma ação especial para receber os visitantes, que serão recepcionados com rosas brancas, além da presença de músicos violinistas e saxofonistas, mas mantendo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.