Cartórios vão acolher mulheres vítimas de agressões

Mais de 13 mil cartórios vão fazer parte da iniciativa

Por Redação
25/10/2021 às 23h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os cartórios do Brasil começarão a fazer parte da lista de estabelecimentos aptos a receber as vítimas e acionar a polícia para registrar a ocorrência. A adesão foi oficializada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) oficializou a medida em uma transmissão ao vivo nesta segunda-feira (25).

A campanha 'Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica', que veio para ampliar a rede de suporte às mulheres que estão sofrendo com as agressões vindas de quem divide o mesmo teto, acabou de ganhar mais um reforço.

Em todo o Brasil, são mais de 13 mil cartórios que devem receber o selo da iniciativa, que é uma parceria da Anoreg com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para incentivar a denúncia aos agressores. Na Bahia, 111 cartórios distribuídos em 57 municípios poderão fazer parte da rede, segundo dados da seção regional da Anoreg.

Cada um dos estabelecimentos deverá assinar um termo de adesão se comprometendo a providenciar treinamento adequado para os colaboradores, a fim de prestar um atendimento humanizado às mulheres que comparecerem às repartições pedindo por socorro. O 'Sinal Vermelho' foi intensificado visando amparar essas pessoas em situação de desalento, potencializado pelas medidas de isolamento social que vigoraram durante a pandemia.