Custos e falta de material geram impacto na indústria da construção

Situação ocorre pelo quinto trimestre seguido

Por Redação
25/10/2021 às 22h30
  • Compartilhe
Foto: Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgada nesta segunda-feira (25), aponta que a falta de material da construção e o aumento dos custos continuam sendo os principais problemas da indústria da construção. Este cenário ocorre pelo quinto trimestre consecutivo.

Ainda de acordo com o levantamento, houve uma pequena redução em relação ao trimestre anterior, quando 55,5% dos entrevistados manifestaram preocupação com a falta de materiais. Os números também mostram um crescimento da preocupação do empresariado com a elevação da taxa de juros, ganhando força na passagem do segundo para o terceiro trimestre deste ano.

Os números mostram ainda que mesmo com a falta de materiais e o aumento dos juros, há uma expectativa do segmento de que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor suba para 5% neste terceiro trimestre, o que seria o maior crescimento dos últimos 10 anos.

A melhora das atividades da construção no terceiro trimestre, o incremento do financiamento imobiliário, a demanda consistente, o avanço do processo de vacinação, a desaceleração do aumento de preços dos materiais de construção, mesmo que modesta, e a continuidade de pequenas obras e reformas são algumas das razões que ajudam a justificar a projeção atual.

Outro indicador que melhora a expectativa é o do mercado de trabalho formal da construção, que registra resultados positivos nos oito primeiros meses do ano. Nesse período, a construção civil gerou 237.985 novos postos de trabalho com carteira assinada. Com o resultado, o setor fechou agosto com 2,512 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Esse número não era atingido desde novembro de 2015.

*Com informações da Agência Brasil