'Objetivo da terapia neural é tratar o ser humano', diz Tônia Oliveira

Terapeuta e cirugiã-dentista vai lançar livro, no próximo dia 5 de novembro, sobre o tema que é novidade no país

Por Jones Araújo e Yuri Abreu
24/10/2021 às 10h05
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Focar no paciente ao invés da doença. Esse é o objetivo da terapia neural, que na Bahia tem a também cirurgia-dentista, Tônia Oliveira, como uma das das principais representantes.

No próximo dia 5 de novembro, a especialista vai lançar um livro - "Terapia Neural - Método Tônia Oliveira" - sobre o assunto, no qual ela já vem pondo em prática os diversos métodos aprendidos após passar por um mestrado em Barcelona.

"Terapia neural faz parte das medicinas integrativas e atua sobre o sistema nervoso autônomo do paciente. O foco do tratamento é o ser humano e não a doença, não importando ela qual seja. A ideia é regular o sistema que foi desregulado por algum motivo. Queremos fortalecer o organismo, provocando uma espécie de autocura", diz Tônia, em entrevista ao podcast do Portal M!.

A experiência teve início em 2016, quando ela foi a cidade espanhola para fazer o mestrado e descobriu esta nova forma de tratamento. 

"A gente é criado na caixa, cheio de protocolos na medicina. Ninguém se preocupa com o paciente. Quando voltei ao Brasil, mudei muito o meu pensamento. No livro que vou lançar, apresento um método próprio diferente de tudo que aprendi", afirma.

No bate-papo, Tônia Oliveira traz também exemplos práticos de como o tratamento neural taz melhorias em pacientes que passam pelo procedimento. Ela destacou ainda que a medicina tradicional e a terapia neural podem caminhar de mãos dadas. 

"Tentamos reduzir os medicamentos, trabalhando a alimentação, por exemplo. A ideia é colocar o paciente o mais saudável possível", explicou ela.

Confira o podcast com a terapeuta neural, Tônia Oliveira, clicando no player abaixo: