Nova 'caixa misteriosa' é encontrada em praia de Salvador; veja vídeo

Segundo pesquisadores, trata-se de fardo de borracha que estavam em um navio da Alemanha nazista

Por Yuri Abreu
23/10/2021 às 20h08
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A novela das "caixas misteriosas" que tem aparecido nas praias do litoral da Bahia, desde pelo menos o mês de julho deste ano, continua. Desta vez, a última delas apareceu neste sábado (23), na orla do Jardim de Alah (veja vídeo abaixo).

O formato do objeto se assemelha aos demais que já foram vistos em diversas partes a beira-mar do estado. Um vídeo de uma leitora do Portal M!, encaminhado à nossa equipe, mostra o espanto das pessoas ao ver a caixa.

"Pode ser uma coisa tóxica, precisamos saber o que é e que forma podemos tirar isso daqui. Já vimos falar sobre isso na TV, mas não dizem exatamente do que se trata", afirma a leitora na gravação.

Respostas

Nas últimas semanas, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) anunciaram que descobriram a origem dos fardos.  

Segundo eles, os fardos pertenceram a um navio nazista alemão afundado na Segunda Guerra: o MV Weserland, que naufragou em janeiro de 1944. Eles serviriam de matéria-prima para pneus e armas do exército comandado à época por Adolf Hitler.

"Esse navio foi afundado por um Destroyer americano e está afundado a 1 mil quilômetros de Recife, em linha reta, a 5,6 mil metros de profundidade. Até o ano passado era o naufrágio mais profundo já alcançado por um robô. Para se ter uma ideia, o Titanic está a 2 mil metros de profundidade", explicou o professor Carlos Peres Teixeira, da UFC, em entrevista ao jornal O Globo, no último dia 15.