Vixe! Dirigente do PT teme eleição violenta. E Wagner prevê vitória no 1º turno e ACM Neto em 3º

Toda quarta temos novidades da política, do empresariado e da cultura pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
20/10/2021 às 07h11
  • Compartilhe
Foto: Arte: Haron Ribeiro
Foto: Arte: Haron Ribeiro

Celulares confiscados 

Quem participou no último sábado (16) da reunião do diretório estadual do PT, na Assembleia Legislativa da Bahia, foi surpreendido com a decisão do comando do partido de confiscar o telefone celular de todos os participantes. Segundo informações  chegadas à Coluna Vixe, no evento, que foi fechado ao público externo, ninguém poderia gravar ou fazer registros do encontro. A decisão causou espanto até no mais petista dos petistas. 



Baixa adesão da militância 
 
Aos militantes do partido, o candidato a governador Jaques Wagner falou sobre a revolução democrática e inclusão social promovidas pelos governos do PT, com os 16 anos de gestões na Bahia, e no Brasil, com as administrações de Lula e Dilma. No encontro, que teve baixa adesão da militância, ele pediu ainda para os veteranos do PT se lançarem candidatos, como o ex-deputado Luiz Alberto, na tentativa de fortalecer a presença petista na Assembleia e na Câmara Federal.

Jaques Wagner 

Wagner prevê vitória no 1º turno e ACM Neto em 3º
 
A empolgação de Wagner teria sido tamanha que ele teria falado no encontro que venceria a eleição no primeiro turno. Segundo os prognósticos do senador, seu principal adversário, ACM Neto, vai amargar o terceiro lugar na disputa. De acordo com ele, com a nacionalização da campanha e o fortalecimento do ex-presidente Lula, além dele vencer a disputa, o candidato de Bolsonaro, o ministro João Roma, poderá terminar a eleição em 2º lugar na Bahia. 
 

ACM Neto
Senador dispara contra democrata
 
O senador Jaques Wagner aproveitou o encontro petista para alfinetar ACM Neto. "O ex-prefeito fica dizendo que não quer nacionalizar. Não é ele quem decide se vai ou não nacionalizar. Quem nacionaliza a eleição é o povo. Porque a primeira pessoa que o povo escolhe é o seu presidente da República, e a partir daí vai escolhendo os outros candidatos. Não é uma opção dizer 'eu prefiro não nacionalizar'. A eleição é nacional, porque tem uma eleição de presidente da República e o povo vota de cima para baixo", disparou.

Luiz Carlos Suíca 

Wagner nunca abriu agenda para vereadores
 
Antes do encontro realizado com a militância do PT no sábado, aconteceu outro encontro preparatório na sexta, envolvendo caciques do partido. O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suica, até foi convidado, mas não atendeu ao chamado pois já tinha compromisso marcado. De acordo com ele, nos oito anos que governou, Wagner nunca abriu agenda para receber e dialogar com os vereadores do partido. "Ele só faz isso agora por interesse pessoal, já que será o candidato a governador", disse Suica, ao enfatizar que se empenhará ao máximo para defender o legado do PT na Bahia e no Brasil e fazer campanha para o ex-presidente Lula. 
 

Major Denice Santiago 

De major a coronela e deputada
 
Atuando na Superintendência de Prevenção à Violência, da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, a major Denice Santiago pode se tornar a primeira coronela (o feminino de coronel) da Polícia Militar no mês de novembro. Há quem diga que a candidata derrotada do PT na última eleição em Salvador possa receber esse afago através de uma indicação do governador Rui Costa. No CAB, já se fala que a ideia seria turbinar o nome de Denice, que está sendo incentivada a disputar uma vaga na Câmara Federal. 

Ivoneide Caetano

Ivoneide à bordo
 
A campanha para deputada federal de Ivoneide Caetano está de vento em polpa. Quem acompanha a agenda do governador Rui Costa fica impressionado com a capacidade dela de participar das principais atividades na Bahia. Talvez pelo prestígio de ser esposa do atual secretário de relações institucionais, Luiz Caetano. O que mais chama atenção dos deputados da base é que Ivoneide está sempre a bordo, de carona no avião do governador. 

José Dirceu 

Dirceu é cortejado em Salvador
 
Um jantar na casa do deputado licenciado Josias Gomes reuniu no último fim de semana 25 pessoas com o ex-ministro José Dirceu. No encontro, o petista falou da trajetória política do PT e da expectativa para 2022. De acordo com ele, Lula é o único capaz de tirar o Brasil do caos. A avaliação é que hoje o petista venceria a disputa no primeiro turno, "mas que haverá uma pauta econômica em discussão, que interessa à elite brasileira, que será levada em consideração até lá". 

Márcio Macedo - vice-presidente nacional do PT

Eleição violenta e com mortes
 
O vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, acompanhou o ex-ministro José Dirceu, durante sua passagem no último final de semana por Salvador. Durante um encontro com petistas, ele fez uma previsão catastrófica sobre a próxima eleição no Brasil. Apesar do otimismo para a vitória do ex-presidente Lula, o dirigente nacional do partido foi enfático ao afirmar que essa será  a eleição mais violenta da história recente do país. O temor, segundo ele, é que se concretizem os prognósticos negativos e aconteçam atos de violência que resultem, inclusive, em mortes na campanha. O ambiente tensionado entre Lula e Bolsonaro será o ingrediente explosivo para isso.
 


A debandada do Salvador Destination
 
A decisão de um grupo de hoteleiros de se desfiliar, em massa, do Salvador Destination, expôs um problema que até então estava restrito ao trade turístico. Em nota, os ex-associados falaram que a atual diretoria "vem se afastando da concepção inicial de seus fundadores, mesmo antes da pandemia, no que se refere à transparência de sua gestão, participação efetiva de seus afiliados nas decisões e clareza na gestão de recursos, resultando no descumprimento de sua função social".
 
Falta de transparência 
 
"Como consequência, assistimos a progressiva desfiliação dos hotéis. O esvaziamento foi seguido por outras empresas do segmento turístico, descontentes com a gestão pouco transparente. As contas do exercício de 2020 foram aprovadas com ressalvas pela Assembleia em decorrência de muitas irregularidades apontadas na auditoria externa contratada pelo Conselho Fiscal", completou.
 
Mudança no estatuto 
 
O grupo ressalta ainda que, em resposta aos questionamentos e tentativas de acordo visando o reerguimento da entidade, "novas procrastinações e medidas arbitrárias continuaram ocorrendo, inclusive com a recente mudança no Estatuto, impedindo a volta de seus fundadores e ex-associados, a menos que aceitem ficar 6 meses sem direito a voto e 2 anos sem poder ser votado; alteração de critérios para alienação de bens patrimoniais - confirmando um modus operandi arbitrário e inaceitável".
 
Rejeição ao comando da entidade 
 
Segundo informação que circula no trade turístico, há uma rejeição ao grupo que comanda a entidade desde a sua fundação.  Dos 32 associados, quase todos se desfilaram. Só restaram 2. "Peça pra ele (Roberto Duran, presidente do Salvador Destination), apresentar todos os hotéis filiados que ele diz ter", disparou um dono de hotel no anonimato. 
 
Auditoria externa encontra irregularidades 
 
Na verdade, o que os ex-associados querem é mais transparência. A informação no trade é que uma auditoria externa teria mostrado uma série de irregularidades na gestão da entidade, inclusive, com direcionamentos de compras e contratações irregulares. 
 
Propriedade própria 
 
Eles são acusados ainda de ter tomado a direção do Salvador Destination, logo após a morte do ex-presidente Paulo Gaudenzi. "Eles tratam até hoje como se fosse propriedade própria", como disse outro ex-associado, que não conseguia ter acesso às informações da entidade. Junto às empresas do setor o entendimento é que o foco deve ser a retomada do turismo em Salvador, o que é dificultado pela má gestão do colegiado. "Não há dinheiro pra pagar as contas, quiçá, promover a cidade fora, o que compromete a atração de novos negócios e de eventos", disse um representante do trade. 
 

Marcelo Nilo

Nilo e o PDT 
 
Depois das informações divulgadas na semana passada por essa coluna, de que o deputado federal Marcelo Nilo teria aberto diálogo com setores do PDT para tentar voltar para a sigla, o parlamentar procurou o M! para dar sua versão dos fatos. Segundo Nilo, não existe intenção "no momento" de ir para outro partido, mas na política nunca se pode dizer que fica 100%. "Nunca sentei com ninguém do PDT. Agora política é dinâmica e aprendi a nunca dizer 100% porque, às vezes, tem uma mudança de rumo. Mas nesse caso do PDT nunca houve nem pensamento. Pela minha cabeça hoje não penso em sair do PSB. Eu quero ficar no PSB. O homem é fruto das circunstâncias", afirmou. 

Félix Mendonça Júnior 
 
"Félix não gosta de mim" 
 
Segundo o deputado, ainda que tivesse que sair do PSB, a chance de voltar para o PDT é nula, pois o atual presidente da sigla não gosta dele. "Eu jamais eu iria procurar o PDT porque Félix Mendonça [presidente estadual da sigla] não gosta de mim. Eu até não tenho nada contra ele para ser sincero. Acho ele até um bom deputado. Não tenho nada pessoal contra ele. A nossa discussão já prescreveu. É assunto encerrado. Enfim, minha vontade é ficar no PSB", reforçou Nilo. 

Lidice da Mata
Cenário para 2022 
 
"Lídice tem que trabalhar para fortalecer o partido"
 
Como também apontamos na semana passada, Nilo também falou a respeito da dificuldade que o PSB tem encontrado para atrair nomes para compor a sigla.  O entendimento é que dificilmente o partido elegerá  dois, muito pior três parlamentares em 2022. "Acho que dá para eleger eu e Lídice. Dá para eleger os dois. Agora Lídice como presidente tem que trabalhar para fortalecer o partido. Eu sou apenas um soldado", disparou.