Após entrega de bandeja sem carne, Extra será multado por Procon por método vexatório de cobrança
Punição pode chegar a R$ 10,9 milhões
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O Procon vai multar a rede de supermercado Extra por discriminação e método vexatório de cobrança. A informação foi dada nesta terça-feira (19). A medida será aplicada após uma cliente do Extra do Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo, denunciar nas redes sociais que o mercado entrega bandejas vazias de carne até que o valor do produto seja pago no caixa.
De acordo com o Portal G1, na segunda-feira (18), a prática também ocorreu na unidade do Cambuci, na região central da capital paulista. Funcionárias das duas unidades disseram que a estratégia é usada para evitar roubos.
Em nota, o Extra admitiu a "falha de procedimento" e disse que a prática será suspensa.
Segundo o diretor do Procon, Fernando Capez, se for comprovado que a medida era adotada por unidades de determinados bairros, a autuação poderá ser feita com base no faturamento global e chegar a R$ 10,9 milhões.
"É inaceitável critérios de discriminação, em razão do local ou porque qualquer outro critério. Se em outros estabelecimentos, em outros bairros, não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame", disse o diretor em vídeo divulgado pelo Procon nesta terça.
Caso tenha sido uma determinação do gerente da unidade, o valor será aplicado com base no faturamento da loja.
Nas unidades Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, e na unidade Jardim Cocaia, em Guarulhos, o procedimento não foi adotado na segunda-feira. Os clientes receberam a carne no açougue da loja normalmente.
Em nota, a empresa afirmou que a medida "não faz parte de sua política de atendimento" e que se trata de "uma falha de procedimento". O Extra declarou ainda que toda a rede "tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada".
* Com informações do Portal G1.