Portugal vai doar 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil

Imunizantes da AstraZeneca devem chegar em novembro

Por Redação
18/10/2021 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Portugal fará doação de 400 mil doses da Oxford-AstraZeneca ao Brasil segundo informou, nesta segunda-feira (18), o secretário português de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

"Anunciamos que no próximo mês de novembro vamos doar 400 mil vacinas ao Brasil, a pedido do Ministério da Saúde brasileiro. A cooperação internacional se faz no dar e receber", disse o secretário em entrevista à CNN Brasil, ele afirmou que as vacinas serão doadas a pedido do Ministério da Saúde.

O país está com mais de 87% da população vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19 e mais de 85% com a segunda dose. Até a sexta-feira (16), segundo dados do Our World in Data, que acompanha dados de imunização dos países, Portugal figurava em primeiro lugar como o país que mais vacina contra o vírus no mundo.

Sales esteve no Brasil para firmar cooperação com o governo e assinar um memorando de entendimento a 12 hospitais beneficentes de Portugal aqui no Brasil, junto à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Ministério da Saúde.

As vacinas doadas serão da AstraZeneca e devem chegar ao Brasil em meados de novembro. 

"Como de fato adquirimos muitas vacinas porque planificamos de forma conveniente e a tempo oportuno e planificamos nosso processo de vacinação, neste momento, podemos fazer doações", explicou.