Brasileiro que invadiu Capitólio dos Estados Unidos é condenado

Eliel Rosa integrou grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump que invadiu o Congresso norte-americano no dia 6 de janeiro deste ano

 

Por Redação
17/10/2021 às 17h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Departamento de Justiça dos EUA
Foto: Reprodução/Departamento de Justiça dos EUA

Um ano de liberdade condicional, multa de US$ 500 (cerca de R$ 2.700) e prestação de 100 horas de serviços comunitários. Esta foi a sentença de um brasileiro que participou da invasão ao Capitólio, sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos. A decisão foi publicada na última terça-feira (12), segundo o Portal G1.

O brasileiro, identificado como Eliel Rosa, integrou o grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que, no dia 6 de janeiro deste anos, usou a força para invadir o Congresso norte-americano durante a contagem dos votos da eleição presidencial, que decretou a vitória do democrata Joe Biden. Cinco pessoas morreram durante a confusão.

Segundo as investigações do FBI, ele teria viajado do Texas para Washington, após o perfil de Trump no Twitter convocar apoiadores para a manifestação, alegando fraude na apuração. Uma amiga dele, Jenny Cudd, também participou da ação ilegal.

Rosa e Cudd entraram no Capitólio por volta das 14h35 (horário local). À polícia, o brasileiro contou que ouviu tiros, estrondos e sentiu cheiro de gás lacrimogêneo, conforme a publicação.

Ele aparece em uma imagem dentro da sede do Legislativo e também em filmagens de câmeras de segurança. Rosa ainda chegou a postar um registro nas redes sociais.

O brasileiro foi indiciado por obstrução de procedimento oficial, entrar e permanecer em um prédio ou terreno restrito e conduta desordenada e perturbadora.