Universidade Católica do Salvador concede título de doutora honoris causa à Santa Dulce 

Cerimônia será realizada nesta segunda-feira

Por Flávio Gomes
17/10/2021 às 10h04
  • Compartilhe
Foto: Gabinete Português de Leitura
Foto: Gabinete Português de Leitura

A Santa Dulce dos Pobres receberá da Universidade Católica do Salvador (UCSal) o título de Doutora Honoris Causa Post Mortem nesta segunda-feira (18), durante a Missa comemorativa pelos 60 anos da Universidade. Em razão da pandemia, a celebração será restrita.

O diploma será entregue pelo cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Grão Chanceler da UCSal, para a sobrinha de Dulce, Maria Rita.

A titulação foi concedida a Santa Dulce por sua obra de vida em prol dos mais pobres e necessitados da cidade de Salvador e pelo exemplo da sua dedicação e incondicional ao outro.

A defesa do título foi feita aos conselheiros durante Sessão do Conselho Universitário (CONSUN) na última quinta-feira (14) pelo Pe. Manoel Filho, capelão da UCSal.

"Padre Manoel esclareceu o que significa a titulação, colocando as razões e motivos pelos quais Irmã Dulce foi uma doutora em Serviço Social, pela obra que fez a favor da humanidade, doutora em Administração, porque fez uma obra exemplar de empreendedorismo, doutora em Direito, porque sempre defendeu os mais injustiçados", explicou a Reitora da UCSal, Profa. Dra. Silvana Sá de Carvalho.

"Então, após a defesa acadêmica, com uma reação muito bela da comunidade, que comovida, por unanimidade aprovou, o conselho outorgou o título de Doutora Honoris Causa para Irmã Dulce", completou.

Este é o título mais importante concedido pela Universidade e que pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.