Podemos aposta em 'órfãos' da Lava Jato para emplacar candidatura de Moro

Partido deu prazo até 15 de novembro para ex-juiz tomar uma decisão

Por Redação
16/10/2021 às 11h40
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Portal UOL
Foto: Reprodução/Portal UOL

Integrantes do Podemos apostam todas as fichas que vai mesmo sair a candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Presidência da República em 2022. A filiação é aguardada para novembro, quando Moro prometeu responder ao convite formal feito pela sigla.

O Podemos aposta que o nome do ex-ministro da Justiça e Direitos Humanos é o mais viável entre os que já surgiram para encarnar a chamada terceira via.

Ou seja, Moro seria uma alternativa diante do cenário de polarização entre o petista Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), que vem conversando com o PP sobre a possibilidade de retornar aos quadros da legenda.

No Podemos, a candidatura do ex-ministro do governo Bolsonaro é vista como uma forma de angariar os votos dos "órfãos" da Lava Jato - pessoas que defenderam a extinta força-tarefa liderada por Moro, em Curitiba.

 

Eleitores 'nem-nem'

Consulta espontânea interna já realizada pelo partido indicou o ex-juiz como o nome mais viável da chamada terceira via. O resultado do primeiro levantamento feito pela legenda identificou 40% de possíveis eleitores contrários à polarização, incluindo outros candidatos, entre eles o pedetista Ciro Gomes, visto como um fator negativo para as chances de Lula.


Desse percentual, 24% de eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum em Lula ou em Bolsonaro. Nesse segmento dos "nem-nem", a consulta identificou Moro com 10% de intenções de voto, pontuação considerada pelos integrantes do partido como excelente para um nome ainda não colocado.

Outros 8% não responderam e 6% disseram não saber ainda em quem votar.

 

* Com informações do site Metrópoles.