Retorno da 'bandeira normal' pode triplicar tarifas de eletricidade em 2022

Decisão do presidente Jair Bolsonaro tende a agravar ainda mais o custo da energia elétrica para o consumidor 

Por Redação
16/10/2021 às 11h20
  • Compartilhe
Foto: Caio Coronel/Itaipu/Divulgação
Foto: Caio Coronel/Itaipu/Divulgação

A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de pedir ao Ministério de Minas e Energia a volta da "bandeira normal" pode ter gerar um aumento ainda maior do que o previsto para as tarifas de eletricidade em 2022. As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, cálculos da PSR, uma das consultorias reconhecidas do setor elétrico, apontaram para um aumento de 5% em 2022.

A projeção, que ainda é considerada conservadora, leva em conta a alta do dólar, além do custo -  que ainda não foi integralmente coberto - de acionar usinas termelétricas. No entanto, os cálculos não incluem o aumento dos combustíveis que são usados nestas usinas, como gás e diesel.

Se a bandeira de Escassez Hídrica for realmente cancelada, esse quadro será bem mais assustador. A previsão é de que esse ajuste pode ser até três vezes maior para o próximo ano.

Como as contas não estão batendo - ou seja, o país gera energia a um alto custo e este valor não sendo coberto pelas tarifas -, a alta seria repassada para o próximo ano e faria parte do cálculo do reajuste anual das distribuidoras.

A bandeira da crise hídrica representa uma sobretaxa de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos e seria mantida até o mês de abril.