Rosa Weber encaminha à PGR denúncia contra Alcolumbre por não pautar sabatina de Mendonça

O "terrivelmente evangélico" indicado por Jair Bolsonaro está na 'geladeira' da CCJ do Senado

Por Redação
15/10/2021 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O presidente da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), pode ser investigado pela demora em agendar a sabatina de André Mendonça. O pedido foi encaminhado pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), à Procuradoria Geral da República (PGR).

"Determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental. Postergo a análise do pedido liminar para momento posterior à manifestação ministerial", decidiu a ministra, em despacho publicado nesta sexta-feira (15).

O ex-advogado-geral da União - o "terrivelmente evangélico" indicado por Jair Bolsonaro (sem partido) - para ocupar a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo, está na 'geladeira' da CCJ desde há cerca de três meses.

O pedido é um procedimento padrão, e caberá a PGR decidir se há indícios de crime para poder abrir um inquérito contra Alcolumbre.

O senador respondeu em nota enviada à imprensa e reafirmou a "regularidade dos atos praticados no exercício do mandato", e reitera que o repasse do processo à PGR é uma questão burocrática.

 

Leia na íntegra

O senador Davi Alcolumbre reafirma a regularidade dos atos praticados no exercício do mandato, em estreita observância às leis e à Constituição Federal, como já reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal.

O despacho corriqueiro noticiado pela imprensa demonstra que a Ministra Rosa Weber apenas determinou a remessa de um processo à PGR para manifestação, em cumprimento ao que lhe determina o Regimento Interno do STF, ante a impossibilidade legal de seu arquivamento imediato, sem a oitiva do titular da ação penal.