Cumbre Vieja: lava aumenta e especialistas temem abertura de nova boca em vulcão de ilha na Espanha

Moradores estão sendo retirados de áreas de risco

Por Redação
15/10/2021 às 14h30
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Reuters (via: Agência Brasil)
Foto: Reprodução/Reuters (via: Agência Brasil)

Nas últimas horas, os escoamentos de lava do Vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanola de La Palma, atingiram picos de alta velocidade, que são descritos por especialistas como "tsunami de lava". 

De acordo com o Instituto Geográfico Nacional espanhol (IGN), os sismos também aumentaram, tendo sido registrado um terremoto de 4,5 na ilha, o maior até agora. O temor. agora, é o de que uma nova boca eruptiva seja aberta.

Só nesta sexta-feira (15), a ilha já sofreu mais de 20 terremotos Na quinta-feira (14), um tremor também de magnitude 4,5 já tinha sido sentido, dia em que foram registrados 60 sismos no total.

Também no dia de ontem, a lava transbordou do cone principal do vulcão, formando um rio de lava que atingiu picos de grande velocidade, colocando novos bairros em perigo. 
Em uma publicação no Twitter, o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias mostra a velocidade do rio de lava chegou a tal tamanho, que é descrito como "tsunami de lava".

Por enquanto, as autoridades iniciaram a retirada das pessoas que trabalham na área, para evitar situações de risco no caso de uma nova fenda se abrir repentinamente.

Segundo fonte do governo regional das Canárias, estima-se que essa nova retirada afete cerca de 15 moradores do local. 

Esta é a segunda evacuação em apenas 24 horas pelo avanço do novo deslizamento de terra que se formou, nos últimos, dias ao norte do principal, depois de cerca de 800 residentes do bairro de La Laguna terem sido orientados a abandonar as casas na última terça-feira (12).

*Com informações de agências internacionais.