Escolinha Maria Felipa abre edital para bolsas do Adote um Educande

Projeto oferece cinco bolsas de estudos para crianças negras e indígenas 

Por Redação
14/10/2021 às 15h27
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Famílias residentes em bairros periféricos ou quilombos urbanos poderão concorrer a cinco bolsas para uma educação com perspectiva coletiva, através da terceira edição do Adote um Educande, idealizado pela Escolinha Maria Felipa, escola de educação infantil e ensino fundamental.

Ontem (13), a escola abriu o edital para crianças negras e indígenas em situação de vulnerabilidade, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. As inscrições para concorrer às bolsas estudantis podem ser realizadas até o dia 01 de novembro. O projeto, que existe na escola desde 2019 e já beneficia 10 crianças, busca abrir possibilidades futuras para a vida das pessoas negras e indígenas.

"Pensamos em atingir a criança no sentido mais amplo, no acesso e permanência na Escolinha, além da transformação das famílias a partir do projeto, pois acreditamos que a educação deve ser com plena participação e acolhimento de todos. Então, se uma criança se atrasa, se algo está acontecendo, buscamos dar suporte, amparo, para além das bolsas. É importante para nós compreender que não é a bolsa pela bolsa", disse Lorena Dias, secretária da Escola.

Processo seletivo

O processo seletivo é dividido em três fases: 1) Envio da documentação por e-mail; 2) Avaliação diagnóstica da documentação; 3) Entrevista pela comissão avaliadora. Os inscritos devem enviar para o email (escolinhamariafelipa@gmail.com) o RG e CPF do grupo familiar (residentes da mesma casa), documentação da criança, uma foto 3x4, cartão de vacina, documentos de comprovação de vulnerabilidade social (CadÚnico ou Cartão Bolsa Família), comprovação de renda ou ausência de renda, carteira de trabalho, últimos três contracheques, comprovante de residência (caso seja alugada, fazer declaração assinada com o próprio punho). 

"Compreendemos que não teríamos conosco essas famílias em situação de maior vulnerabilidade e a criação do Adote um Educante é justamente para que possamos ter suporte para geração e manutenção dessas bolsas e do objetivo da EMF de fazer diferença na vida da população negra a partir de referências e representatividade positivada", trouxe Bárbara Carine, idealizadora e consultora pedagógica da Escolinha.