Opas pede ação para que países das Américas atinjam meta de vacinação

Algumas nações não chegaram sequer à faixa de 20% de cobertura

Por Redação
14/10/2021 às 00h00
  • Compartilhe
Foto: Secom PMS
Foto: Secom PMS

Nesta quarta-feira (13), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)  pediu que fosse feita uma ação conjunta nas Américas para ajudar  os países a alcançar a meta de pessoas vacinadas na região contra a covid-19, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 40% de sua população até o final deste ano.

Até então, apenas nove países da região vacinaram 50% de sua população. Por outro lado, seis: Jamaica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Haiti, Guatemala e Nicarágua, não chegaram nem na faixa dos 20% de cobertura vacinal, de acordo com a Opas.

O medo da Opas é que sem uma ação conjunta para ampliar a taxa de vacinação e as medidas de saúde pública, é possível que a covid-19 se torne endêmica na região.

A vacinação com a terceira dose de reforço é recomendada, especialmente para pessoas que tomaram a CoronaVac, vacina do laboratório chinês Sinovac Biotech, e o imunizante da também chinesa Sinopharm, cujos estudos mostraram fornecer uma proteção menor em jovens adultos, disse o diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa. As informações são da Agência Brasil.

A vacinação de reforço deve começar entre as pessoas com mais de 80 anos, seguida por aqueles com mais de 60 anos com comorbidades e, em seguida, jovens adultos, disse ele.