Mostra com 70 obras do impressionista Alberto Valença  estreia no Museu de Arte da Bahia

Mostra "Conversando com a Pintura de Alberto Valença" será inaugurada dia 21 de outubro

 

Por Redação
13/10/2021 às 08h57
  • Compartilhe
Foto: Divulgação\MAB
Foto: Divulgação\MAB

Um dos grandes nomes do impressionismo brasileiro é tema de nova exposição do MAB. A mostra "Conversando com a Pintura de Alberto Valença" será inaugurada no próximo dia 21, a partir das 13h, no Salão Principal do Museu de Arte da Bahia. 

Baiano de Alagoinhas, Alberto Valença não trabalhava em ateliê. Pintava o que via, ao ar livre, com a preocupação de representar o efeito da luz naquele instante sobre as paisagens, as figuras humanas, os interiores místicos de conventos e mosteiros. Pintou a Bahia do seu tempo, o Rio de Janeiro, a Bretanha, mundo afora, além de personalidades dessa época. 

Às 19h acontecerá, também, o lançamento do livro que motivou a exposição retrospectiva no MAB: "Conversando com a Pintura de Alberto Valença: um romance biográfico" e conversa com a pesquisadora e autora do livro, Vera Spínola, nora do artista, doutora em Administração, mestre em Economia, e bacharel em Letras pela UFBA.

A obra é um importante trabalho de literatura das Artes Plásticas na Bahia, que documenta a vida e obra do artista, dos seus mestres e contemporâneos, entre eles, Manoel Lopes Rodrigues, Prisciliano Silva e Mendonça Filho. 

Neste mesmo dia, haverá um concerto lírico no auditório do museu, às 19h, com acesso restrito a 50 pessoas. A mostra permanece em cartaz até 30 de janeiro de 2022.

"O MAB está oferecendo ao público a oportunidade de apreciar obras de Alberto Valença, 'O Poeta das Cores', 'Mago dos Acadêmicos Baianos', que teve participação marcante na história das artes plásticas brasileiras," diz a diretora do Museu de Arte da Bahia, Ana Liberato.

A exposição tem os textos assinados por Luiz Freire e mostrará 70 obras de Alberto Valença, algumas do acervo do Museu e outras inéditas de colecionadores particulares.

Juntamente com a exposição será inaugurada de forma virtual a mostra "A pintura de Alberto Valença no Museu de Arte da Bahia", dentro da plataforma Google Arts & Culture, parceiro do MAB, na qual divulga os mais importantes museus e manifestações culturais no mundo, sendo o MAB o primeiro Museu do Estado contemplado pela plataforma.

Paralela a mostra do Museu de Arte da Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto abrirá no dia 21 de outubro, às 14h30, uma exposição que homenageia Alberto Valença com 26 obras do artista, pertencentes ao acervo do MCCP.  

Livro

Fatos marcantes da vida e trajetória artística do pintor Alberto Valença (Alagoinhas/BA, 1890 - Salvador/ BA, 1983), destacado representante da Escola Baiana de Pintura, constituem o fio condutor do livro da escritora Vera Spínola e da exposição.

A obra resgata 133 pinturas do pintor, selecionadas a partir de depoimentos de familiares, de artistas e de ex-alunos. Ambientes frequentados pelo pintor se fundem a personalidades e acontecimentos do meio artístico-cultural da época. 

"Apesar de não ter conhecido Alberto Valença pessoalmente, comecei a mergulhar na sua pintura observando os quadros da família que estavam à minha volta. Daí surgiu a ideia de um livro que não fosse estritamente técnico ou acadêmico. Iniciou-se, assim, uma conversa com a vida e obra do artista", diz Vera.

Embora tenha passado a maior parte da vida na Bahia, Valença frequentou a Academia Julian, em Paris, em 1925/1926; viveu na Bretanha, noroeste da França, em 1927/1928; e trabalhou no Rio de Janeiro em 1931/1933. Por quase três décadas, de 1933 a 1960, foi professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e mestre de várias gerações de artistas. 

O romance biográfico, com 244 páginas, dividido em 19 capítulos e um apêndice, foi escrito a partir de fatos, ora abordados em estilo jornalístico, ora em estilo poético/literário, afinal a obra de Valença é um poema cromático.

Sua obra constitui um documento iconográfico dos locais onde viveu, principalmente da cidade do Salvador na primeira metade do século XX.

SERVIÇO:
Exposição "Conversando com a Pintura de Alberto Valença" 
Dia 21.10.21 às 13h
Lançamento do livro "Conversando com a Pintura de Alberto Valença: um romance biográfico" de Vera Spínola 
Dia 21.10.21 às 19h
Local: Museu de Arte da Bahia (MAB).
Corredor da Vitória, 2340