Provável filiação de Bolsonaro e saída do PP do governo Rui fortalecem MDB na Bahia

Partido pode valer ouro junto à gestão petista por dispor de grande tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV

Por Jones Araújo e Osvaldo Lyra
06/10/2021 às 21h33
  • Compartilhe
Foto: MDB
Foto: MDB

A possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se filiar ao Partido Progressistas traz consequências diretas ao cenário político e eleitoral da Bahia. O fato novo deve mexer na atual base de apoio do governador Rui Costa (PT), o que, em tese, favoreceria o MDB.

A avaliação é baseada em informações fornecidas por fontes próximas ao partido na Bahia. Segundo quadros ligados ao MDB, o movimento de Bolsonaro fará a legenda valer  ouro  junto ao governo baiano.

Isto porque, com a possível saída do PP da base governista, só o MDB tem tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV suficientemente robusto para negociar espaço na gestão petista.

O cenário, entretanto, ainda não está de todo consolidado. Nos bastidores, comenta-se que o MDB pode ir para a base de Rui ou de ACM Neto, pré-candidato, agora pela União Brasil, ao Governo da Bahia em 2022. Fontes da sigla adiantam que tudo vai depender das melhores propostas.

Além de espaço imediato no governo de Rui Costa, o MDB quer garantia de auxílio para eleger alguns nomes à Câmara de Deputados - em especial, o atual  presidente da Câmara Muncipal de Salvador, Geraldo Júnior.