Rui entrega etapa de requalificação do Hospital Roberto Santos nesta quarta-feira

Governador esteve no local ao lado da secretária de Saúde, Tereza Paim

Por Yuri Abreu
06/10/2021 às 12h11
  • Compartilhe
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), entregou nesta quarta-feira (6) mais uma etapa de requalificação do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), cujo investimento total é de 68 milhões.

Ao lado da secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, o gestor liberou a utilização, pelos pacientes, de 42 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aparelhados com equipamentos novos, em uma estrutura totalmente reformada. 

Conforme o governo baiano, outras alas do hospital também passaram ou estão passando por reformas, como a emergência e o Centro de Hemorragia Digestiva. Foi reformada ainda a UTI Cardiológica, que recebeu equipamentos novos e já está pronta para atender os baianos.

"O Roberto Santos, maior hospital do Nordeste do Brasil, está passando por um investimento grande, que totaliza R$ 68 milhões. Isso equivale ao valor de muitos hospitais novos construídos recentemente pelo Brasil afora. Temos investimentos na Bahia inteira. Nas próximas semanas, vamos entregar duas policlínicas regionais em Salvador, uma em Narandiba e outra em Escada", afirmou Rui. 

"Em novembro, iniciaremos o Hospital do Extremo Sul da Bahia, na cidade de Teixeira de Freitas, um investimento de quase R$ 200 milhões, a licitação está em fase de conclusão, e também o Hospital de Ortopedia, que será o maior hospital ortopédico do Brasil. Essas obras vão iniciar agora no fim de novembro, consolidando o maior investimento do Brasil em saúde pública", acrescentou.

Segundo Tereza Paim, esses 42 leitos de UTI vão receber pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

"O paciente neurológico, aquele que tem o derrame cerebral, que a gente chama de acidente vascular cerebral, será avaliado clinicamente, monitorado na UTI, e serão feitas intervenções como a trombólise. Ou seja, aqui se faz com que a circulação retorne mais rapidamente e o paciente tenha uma qualidade de vida. Basicamente, é qualidade em saúde ofertada para o paciente", afirmou.