Rafael Valente diz que Grupo Civil se reestruturou para sair fortalecido da pandemia

A empresa comemora 60 anos de existência nesta terça-feira

Por Leo Moreira e Osvaldo Lyra
05/10/2021 às 16h55
  • Compartilhe
Foto: Portal M!
Foto: Portal M!

O vice-presidente do Grupo Civil, Rafeal Valente, o jovem apontado como sucessor do atual presidente e fundador da empresa, Eduardo Valente, conversou com o Portal M! durante o almoço comemorativo de 60 anos, no restaurante Di Liana, e revelou algumas dificuldades enfrentadas durante o período da pandemia.

"Em 2019 a gente tinha muitas expectativas positivas. Foram feitos diversos investimentos em todas a unidades. Nas máquinas da nossa fábrica, em alguns imóveis próprios para locação, em terrenos para lançamentos imobiliários, na construtora, então veio a pandemia e nos pegou com o caixa muito apertado", recapitula Rafael.

Ele conta que em 17 de março, a empresa tinha um caixa suficiente para pagar duas folhas e meia da equipe. "Foi um desafio muito grande se reorganizar sem dever ninguém. Conseguimos se reestruturar. Começamos a pandemia com 370 funcionários, hoje são 610. Saímos com caixa totalmente restabelecido e pronto para novos investimentos", comemorou Rafael.

O gestor também falou como esse período afetou o setor imobiliário para a empresa e como tiveram que se adaptar a essa nova configuração empresarial.

"A gente começou [a pandemia] com 100% do prédio Civil Tower alugado. Tivemos duas rescisões grandes, caindo para 50%. A gente teve o choque de entender esse novo momento e agora se reposicionar. Estamos muito otimistas para esse reposicionamento", destaca o gestor.

Rafael comemora o reaquecimento do mercado e a busca por locação. "Já está tendo uma procura grande de empresas. A gente teve que mudar a posição do prédio, agora são áreas a partir de 200 metros quadrados. Várias empresas de Salvador estão se reorganizando, muitas foram para o home office devolvendo seus prédios e agora estão voltando, a partir de novembro, dezembro e nos escolhendo como primeira opção", explicou.

A Civil Construtora foi fundada no dia 6 de outubro de 1961, pelo engenheiro e atual presidente do Grupo, Eduardo Valente. Com obras importantes, a empresa ajudou a desenhar e formar a estrutura de Salvador e outras cidades.  A exemplo do Teatro Castro Alves e dos Arcos da Contorno.